Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SarahMarceloDosSantos_tcc.pdf331,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Constipação intestinal funcional na população pediátrica : revisão de escopo
Autor(es): Santos, Sarah Marcelo dos
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Constipação intestinal
Educação em saúde
Enfermeiros
Pediatria
Enfermagem
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 9-Fev-2023
Referência: SANTOS, Sarah Marcelo dos. Constipação intestinal funcional na população pediátrica: revisão de escopo. 2022. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Objetivo: Mapear as evidências científicas envolvendo a população pediátrica sobre a constipação intestinal funcional. Métodos: Revisão de escopo baseada no referencial do Joanna Briggs Institute com 5 etapas: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação de estudos relevantes; 3) seleção de estudos para revisão; 4) mapeamento dos dados; e 5) coleta, resumo e relato dos resultados. Resultados: Dos 26 estudos para análise de dados, foram extraídos 4 principais temas relacionados a constipação intestinal funcional, tais como: fatores de risco, histórico alimentar, diagnóstico e tratamento, e intervenções de profissionais. Considerações Finais: Há uma escassez de evidências referentes a constipação intestinal funcional pediátrica e controvérsias quanto a sua correlação com consumo de líquidos ou fibras alimentares. Questões financeiras e psicossociais foram consideradas agravantes para a constipação intestinal funcional. A área de enfermagem tem potencial para ampliar o conhecimento sobre os tratamentos para a CIF e promover maior satisfação aos pais durante o manejo terapêutico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.