Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaDeSousaNascimento_tcc.pdf404,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorNascimento, Mariana de Sousa-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mariana de Sousa. Análise dos gêneros “artigo de opinião” e “artigo de divulgação científica” e propostas didáticas para o ensino da leitura e escrita no ensino médio. 2021. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa trazer uma análise sobre as propostas didáticas em duas Unidades Didáticas presentes no livro “Linguagens em Interação – Língua Portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, aprovado pelo PNLD. Esta análise se propõe a avaliar se o material atende às propostas da BNCC e se este apresenta uma abordagem satisfatória sobre o ensino dos gêneros “artigo de opinião” e “artigo de divulgação científica”, que são estudados nas unidades analisadas. Para isso, utilizou-se a visão de teóricos sobre a língua, como a visão de Bakhtin, Halliday, Fairclough, Kress, entre outros pensadores, para se determinar o que esperar da abordagem de ensino, além de uma pesquisa e reflexão sobre o que a BNCC propõe para o estudo de Linguagens no Ensino Médio. É visível que houve mudanças no ensino de línguas no Brasil, entretanto, ainda há muito a se aprimorar no que diz respeito às abordagens de gêneros linguísticos no ensino básico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.titleAnálise dos gêneros “artigo de opinião” e “artigo de divulgação científica” e propostas didáticas para o ensino da leitura e escrita no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-09T12:29:39Z-
dc.date.available2023-02-09T12:29:39Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33359-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to provide an analysis of the didactic proposals in two Didactic Units present in the book “Linguagens em Interação – Língua Portuguesa”, by Juliana Vegas Chinaglia, approved by the PNLD. This analysis aims to assess whether the material meets the BNCC proposals and whether it presents a satisfactory approach to teaching the genres “opinion article” and “scientific dissemination article”, which are presented in the analyzed units. For this, the view of theorists about language was used, such as the view of Bakhtin, Halliday, Fairclough, Kress, among other, to determine what to expect from the teaching approach, in addition to a research and reflection on what BNCC proposes for the study of Languages in High School. It is visible that there have been changes in language teaching in Brazil, however, there is still a lot to improve regarding the approaches to linguistic genres in basic education.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.