Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3334
Título: | Um olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadores |
Autor(es): | Oliveira, Luana Lima de |
Orientador(es): | Weller, Wivian |
Assunto: | Sexualidade Professores - formação Prática de ensino |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 19-Abr-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Luana Lima de. Um olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadores. 2011. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo empreender uma análise na formação de educadoras/es sobre Sexualidade1, para isso serão analisadas as discussões realizadas nos fóruns do Módulo Sexualidade do curso Gênero e Diversidade na Escola, realizado no segundo semestre de 2009, pelo Governo Federal. O curso foi oferecido no Distrito Federal sob responsabilidade do grupo de pesquisa GERAJU2 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em parceria com EAPE/SEDF3. Esse curso destinou-se às/aos educadoras/es da rede pública de ensino do Distrito Federal, e trabalha a formação das/dos professoras/es com temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnicoraciais. Para realizar uma análise sobre os discursos, utilizou-se o método análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível explicitar se as/os educadoras/os compreenderam a Sexualidade como um processo de construção em diferentes instâncias sociais e culturais, sendo possível, localizar as tensões ou omissões presentes nas práticas adotadas pelas/pelos professoras/es, apresentando possibilidades educativas que tenham como compromisso o respeito à diferença. Este estudo se desenvolve em três capítulos: o primeiro capítulo traz uma breve revisão bibliográfica sobre as relações entre Sexualidade, Currículo e Educação; o segundo capítulo é constituído do aporte metodológico em que é tecida a análise; e o terceiro realiza o exame sobre os discursos das/dos educadoras/es, relacionando a práxis educativa e educação em Sexualidades. A análise realizada sobre as postagens das/dos educadoras/es revelou alguns posicionamentos homofóbicos, outros que – após as leituras e discussões – demonstram caminhar para uma compreensão da diversidade sexual, e também os que apresentam uma argumentação baseada no reconhecimento e respeito à diferença. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3334 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons