Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3334
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LuanaLimadeOliveira.pdf301,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadores
Autor(es): Oliveira, Luana Lima de
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Sexualidade
Professores - formação
Prática de ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Luana Lima de. Um olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadores. 2011. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo empreender uma análise na formação de educadoras/es sobre Sexualidade1, para isso serão analisadas as discussões realizadas nos fóruns do Módulo Sexualidade do curso Gênero e Diversidade na Escola, realizado no segundo semestre de 2009, pelo Governo Federal. O curso foi oferecido no Distrito Federal sob responsabilidade do grupo de pesquisa GERAJU2 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em parceria com EAPE/SEDF3. Esse curso destinou-se às/aos educadoras/es da rede pública de ensino do Distrito Federal, e trabalha a formação das/dos professoras/es com temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnicoraciais. Para realizar uma análise sobre os discursos, utilizou-se o método análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível explicitar se as/os educadoras/os compreenderam a Sexualidade como um processo de construção em diferentes instâncias sociais e culturais, sendo possível, localizar as tensões ou omissões presentes nas práticas adotadas pelas/pelos professoras/es, apresentando possibilidades educativas que tenham como compromisso o respeito à diferença. Este estudo se desenvolve em três capítulos: o primeiro capítulo traz uma breve revisão bibliográfica sobre as relações entre Sexualidade, Currículo e Educação; o segundo capítulo é constituído do aporte metodológico em que é tecida a análise; e o terceiro realiza o exame sobre os discursos das/dos educadoras/es, relacionando a práxis educativa e educação em Sexualidades. A análise realizada sobre as postagens das/dos educadoras/es revelou alguns posicionamentos homofóbicos, outros que – após as leituras e discussões – demonstram caminhar para uma compreensão da diversidade sexual, e também os que apresentam uma argumentação baseada no reconhecimento e respeito à diferença.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3334
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons