Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paiva, Olgamir Amância Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Sales, Luana Cristina Alves | - |
dc.identifier.citation | SALES, Luana Cristina Alves. Trilha interpretativa virtual no Parque Ecológico Sucupira: uma proposta de recurso didático para a educação ambiental. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da COVID-19 no ano de 2020, ocasionou na mudança das formas de ensino para a modalidade remota. Com o objetivo de transpor uma prática pedagógica realizada pelo projeto de extensão “Educação Ambiental no Parque Ecológico Sucupira” para o ambiente virtual, e dar continuidade às atividades de educação ambiental, surgiu o interesse em realizar esse trabalho. Foi proposto a Trilha Interpretativa Virtual como recurso didático para contribuir para a permanência do ensino-aprendizagem da educação ambiental em tempos de isolamento social. A realização da pesquisa contou com duas etapas, a exploratória seguida de uma etapa de dimensão experimental. A pesquisa exploratória oportunizou por meio de levantamentos bibliográficos e documental identificar no contexto das tecnologias digitais aquelas que melhor se adaptariam para elaboração do recurso didático a partir das vivências realizadas nos momentos de presencialidade no projeto de extensão. Os estudos exploratórios associados à vivência na implementação das trilhas resultaram na proposição da segunda etapa que trata do experimento. As etapas experimentais foram: planejamento, produção e edição. Essa proposta de recurso didático se mostrou inovadora para o campo da educação ambiental digital, pois foi construída através de um olhar investigativo e crítico, buscando problematizar situações do contexto social dos alunos. Além disso, é um recurso que se mostrou promissor não só para ser usado durante as aulas remotas, mas poderá servir de apoio para fortalecer discussões sobre as questões relacionadas ao cerrado e ao Parque Ecológico Sucupira nos momentos de presencialidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.title | Trilha interpretativa virtual no Parque Ecológico Sucupira : uma proposta de recurso didático para a educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:07:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T13:07:18Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33334 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The need for social isolation imposed by the COVID-19 pandemic in 2020, led to a change in the ways of teaching to the remote modality.With the objective of transposing a pedagogical practice carried out by the extension project “Educação Ambiental no Parque Ecológico Sucupira" to the virtual environment, and continuing to the environmental education activities, came the intrest in making this work. The Interpretative Virtual Trail was proposed as a didactic resource to contribute for the permanence of the teatching-learning of environmental education in times of social isolation. The research was made in two stages, the exploratory one followed by a experimental dimension stage. The exploratory research provided the opportunity, through bibliographic and documentary surveys, to identify in the context of digital technologies those that would be best adapted to the development of the didactic resource based on the experiences had in the presential moments in the extension project. The exploratory studies associated with the experience in the implementation of the trails resulted in the proposition of the second stage, which is the experiment. The experimental steps were: planning, production and editing.This didactic resource proposal proved to be innovative for the field of digital environmental education, as it was built through an investigative and critical look, seeking to problematize situations in the students' social context. In addition, it is a resource that has shown promise not only to be used during remote classes, but can also serve as a support to strengthen discussions on issues related to the cerrado and the Sucupira Ecological Park in moments of presentiality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|