Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33333
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaAngelicaAntunesAraujo_tcc.pdf557,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças : uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Araujo, Maria Angélica Antunes
Orientador(es): Lobo, Ana Rita Costa de Souza
Assunto: Alfabetização
Letramento
Crianças
Covid-19
Data de apresentação: 29-Abr-2023
Data de publicação: 7-Fev-2023
Referência: ARAUJO, Maria Angélica Antunes. Impactos da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: Em março de 2020, o mundo inteiro foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus. Em decorrência disso, a população mundial foi obrigada a fazer isolamento social, para diminuir o número de contaminação e vítimas. Diante disso, foram tomadas medidas restritivas, sendo uma delas o fechamento das escolas. Imediatamente, as escolas públicas e privadas, do Brasil, suspenderam, por tempo indeterminado, as aulas presenciais, em decorrência do nível de contágio da Covid- 19. Sendo assim, as redes de ensino tiveram que se adaptar rapidamente ao ensino remoto, a fim de evitar prejuízos educacionais significativos aos estudantes. Nesse contexto, cabe-nos frisar a importância da alfabetização como um processo fundamental no desenvolvimento infantil, pois é durante esse período que a criança forma sua identidade e passa a entender como ocorre o próprio aprendizado. Objetivo: Investigar a produção científica acerca dos impactos da pandemia da Covid- 19 na alfabetização de crianças. Método: Foi realizada uma Revisão Integrativa da literatura. A busca foi realizada na ERIC - Educational Resources Information Centre, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde, considerando as pesquisas realizadas nos anos de 2020 a 2022. Foram excluídos os estudos duplicados e relacionados a outras temáticas. Resultados/Discussão: Foram encontrados 6783 títulos de artigos no total, sendo 17 deles selecionados para a leitura dos resumos, 5 escolhidos para a leitura na íntegra e incluídos no estudo. Os principais temas abordavam sobre: discutir e problematizar sobre os processos educacionais que ocorreram através do ensino remoto provocado pela pandemia do Covid-19, no ano de 2020, com destaque para o período da alfabetização; compreender quais os impactos da pandemia do Covid-19 e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças e analisar como o ensino remoto impactou no processo de alfabetização e letramento escolar. Conclusão: Este estudo mostrou os impactos da pandemia na alfabetização, evidenciando que esse processo, durante o ensino remoto, dificultou os processos de ensino-aprendizagem. Logo, nota-se que pouco se abordou sobre o tema proposto em dois anos.
Abstract: Introduction: In March 2020 the whole world was surprised by a pandemic of the new coronavirus. As a result, the world population was forced to do social isolation to reduce the number of contamination and victims. In view of this, restrictive measures were taken and one of them was the closing of schools. Immediately, public and private schools in Brazil suspended face-to-face classes indefinitely due to the level of contagion of Covid-19. Therefore, education networks had to quickly adapt to remote teaching in order to avoid significant educational losses to students. Literacy is an important process in child development because it is during this process that children form their identity and come to understand how their own learning takes place. Objective: To investigate the scientific production about the impacts of the Covid-19 pandemic on children's literacy. Method: An integrative literature review was carried out. The search was carried out at the ERIC - "Educational Resources Information Centre", Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Google Scholar" and Virtual Health Library, considering the research carried out in the years 2020 to 2022. Duplicate studies related to the other themes. Results/Discussion: A total of 6783 article titles were found, 17 of which were selected for reading the abstracts and 5 were chosen for reading in full and included in the study. The main topics addressed: discussing and problematizing the educational processes that took place through remote teaching caused by the Covid-19 pandemic, in 2020, with emphasis on the literacy period; understand the impacts of the Covid-19 pandemic and social isolation on the literacy process of children and analyze how remote teaching has impacted the literacy and school literacy process.Conclusion: This study showed the impacts of the pandemic on literacy, showing that this process, during remote teaching, made teaching-learning processes difficult. Therefore, it is noted that little has been addressed on the proposed topic in two years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.