Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lobo, Ana Rita Costa de Souza | - |
dc.contributor.author | Araujo, Maria Angélica Antunes | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Maria Angélica Antunes. Impactos da pandemia da covid-19 na alfabetização de crianças: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Em março de 2020, o mundo inteiro foi surpreendido pela pandemia do
novo coronavírus. Em decorrência disso, a população mundial foi obrigada a fazer
isolamento social, para diminuir o número de contaminação e vítimas. Diante disso,
foram tomadas medidas restritivas, sendo uma delas o fechamento das escolas.
Imediatamente, as escolas públicas e privadas, do Brasil, suspenderam, por tempo
indeterminado, as aulas presenciais, em decorrência do nível de contágio da Covid-
19. Sendo assim, as redes de ensino tiveram que se adaptar rapidamente ao ensino
remoto, a fim de evitar prejuízos educacionais significativos aos estudantes. Nesse
contexto, cabe-nos frisar a importância da alfabetização como um processo
fundamental no desenvolvimento infantil, pois é durante esse período que a criança
forma sua identidade e passa a entender como ocorre o próprio aprendizado.
Objetivo: Investigar a produção científica acerca dos impactos da pandemia da Covid-
19 na alfabetização de crianças. Método: Foi realizada uma Revisão Integrativa da
literatura. A busca foi realizada na ERIC - Educational Resources Information Centre,
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Google Acadêmico e Biblioteca
Virtual em Saúde, considerando as pesquisas realizadas nos anos de 2020 a 2022.
Foram excluídos os estudos duplicados e relacionados a outras temáticas.
Resultados/Discussão: Foram encontrados 6783 títulos de artigos no total, sendo
17 deles selecionados para a leitura dos resumos, 5 escolhidos para a leitura na
íntegra e incluídos no estudo. Os principais temas abordavam sobre: discutir e
problematizar sobre os processos educacionais que ocorreram através do ensino
remoto provocado pela pandemia do Covid-19, no ano de 2020, com destaque para o
período da alfabetização; compreender quais os impactos da pandemia do Covid-19
e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças e analisar como o
ensino remoto impactou no processo de alfabetização e letramento escolar.
Conclusão: Este estudo mostrou os impactos da pandemia na alfabetização,
evidenciando que esse processo, durante o ensino remoto, dificultou os processos de
ensino-aprendizagem. Logo, nota-se que pouco se abordou sobre o tema proposto
em dois anos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia da covid-19 na alfabetização de crianças : uma revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T12:58:13Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T12:58:13Z | - |
dc.date.submitted | 2023-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33333 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: In March 2020 the whole world was surprised by a pandemic of the new
coronavirus. As a result, the world population was forced to do social isolation to
reduce the number of contamination and victims. In view of this, restrictive measures
were taken and one of them was the closing of schools. Immediately, public and private
schools in Brazil suspended face-to-face classes indefinitely due to the level of
contagion of Covid-19. Therefore, education networks had to quickly adapt to remote
teaching in order to avoid significant educational losses to students. Literacy is an
important process in child development because it is during this process that children
form their identity and come to understand how their own learning takes place.
Objective: To investigate the scientific production about the impacts of the Covid-19
pandemic on children's literacy. Method: An integrative literature review was carried
out. The search was carried out at the ERIC - "Educational Resources Information
Centre", Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Google Scholar" and
Virtual Health Library, considering the research carried out in the years 2020 to 2022.
Duplicate studies related to the other themes. Results/Discussion: A total of 6783
article titles were found, 17 of which were selected for reading the abstracts and 5 were
chosen for reading in full and included in the study. The main topics addressed:
discussing and problematizing the educational processes that took place through
remote teaching caused by the Covid-19 pandemic, in 2020, with emphasis on the
literacy period; understand the impacts of the Covid-19 pandemic and social isolation
on the literacy process of children and analyze how remote teaching has impacted the
literacy and school literacy process.Conclusion: This study showed the impacts of the
pandemic on literacy, showing that this process, during remote teaching, made
teaching-learning processes difficult. Therefore, it is noted that little has been
addressed on the proposed topic in two years. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|