Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KarenCristinaAfonsoDaSilva_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração de glossário sobre os sistemas do corpo humano em libras
Autor(es): Silva, Karen Cristina Afonso da
Orientador(es): Carrijo Cordova, Bianca
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Corpo humano
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 6-Fev-2023
Referência: SILVA, Karen Cristina Afonso da. Elaboração de glossário sobre os sistemas do corpo humano em libras. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.
Resumo: Embora a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) seja a segunda língua oficial do Brasil e existem leis e decretos que regularizem os direitos à educação para o Surdo, ainda há muitos desafios, sendo um deles a ausência ou insuficiência de vocabulário específico em Libras. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo a pesquisa de vocabulário específico sobre sete sistemas do corpo humano, com o intuito da criação de um glossário sobre Corpo Humano em LIBRAS. Para tal, após uma breve pesquisa sobre cada sistema, foi feita uma lista de trinta palavras em português, necessárias para o ensino de cada um dos sistemas. Em seguida, para a pesquisa dos sinais dessas palavras estabelecidas, foram utilizados cinco glossários em LIBRAS, com a metodologia qualitativa, a pesquisa se deu em duas partes, subdividida em três etapas cada. Embora estabelecidos trinta sinais a serem pesquisados em cada sistema, somente o sistema esquelético teve todos os sinais encontrados. O glossário com o maior número de sinais encontrados é o Manual de LIBRAS para ciências (2019). A partir da pesquisa de vocabulário específico foi possível a elaboração do glossário sobre os sistemas circulatório, respiratório e digestório, além da inserção de um capítulo sobre ambientação. A construção do glossário está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC(BRASIL, 2017), que integra o estudo dos três sistemas, sendo os primeiros a serem abordados no ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.