Título: | A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos |
Autor(es): | Pimentel, Tatiana Modesto |
Orientador(es): | Silva, Fernanda Rodrigues da |
Assunto: | Educação de crianças Canções infantis Crianças - desenvolvimento Interação social Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 19-Abr-2012 |
Referência: | PIMENTEL, Tatiana Modesto. A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos. 2011. 63 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da cantiga de roda como estratégia de mediação das interações criança-criança, no contexto da sala de recursos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e teve como principal instrumento a observação registrada por meio de vídeo-gravação, a partir da qual objetivou-se analisar a importância da experiência da cantiga de roda no desenvolvimento social das crianças atendidas na sala de recursos. Participaram do estudo 5 (cinco) alunos de uma escola pública do Distrito Federal, da área rural de Sobradinho. Foram realizadas duas sessões, sendo a primeira no contexto da sala de aula comum e a segunda durante o intervalo das aulas. Para a análise dos dados foram extraídos fragmentos da observação realizada em ambos os contextos. O estudo demonstrou que os alunos que frequentam a sala de recursos tiveram a oportunidade de interagir com outros colegas além daqueles que participam da sala regular na qual estão matriculados, e de desenvolver outras possibilidades de interação a partir da cantiga de roda utilizada. Além disso, percebeu-se que o contexto do intervalo das aulas foi mais favorável à socialização e às interações entre as crianças. Conclui-se, portanto, que a utilização da cantiga de roda pode ser extremamente útil no desenvolvimento das interações entre pares no contexto da inclusão escolar, especialmente em situações livres como o recreio. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3332 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|