Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Pimentel, Tatiana Modesto | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Tatiana Modesto. A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos. 2011. 63 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da cantiga de roda como estratégia de mediação das interações criança-criança, no contexto da sala de recursos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e teve como principal instrumento a observação registrada por meio de vídeo-gravação, a partir da qual objetivou-se analisar a importância da experiência da cantiga de roda no desenvolvimento social das crianças atendidas na sala de recursos. Participaram do estudo 5 (cinco) alunos de uma escola pública do Distrito Federal, da área rural de Sobradinho. Foram realizadas duas sessões, sendo a primeira no contexto da sala de aula comum e a segunda durante o intervalo das aulas. Para a análise dos dados foram extraídos fragmentos da observação realizada em ambos os contextos. O estudo demonstrou que os alunos que frequentam a sala de recursos tiveram a oportunidade de interagir com outros colegas além daqueles que participam da sala regular na qual estão matriculados, e de desenvolver outras possibilidades de interação a partir da cantiga de roda utilizada. Além disso, percebeu-se que o contexto do intervalo das aulas foi mais favorável à socialização e às interações entre as crianças. Conclui-se, portanto, que a utilização da cantiga de roda pode ser extremamente útil no desenvolvimento das interações entre pares no contexto da inclusão escolar, especialmente em situações livres como o recreio. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Canções infantis | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.subject.keyword | Interação social | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-19T11:22:12Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19T11:22:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-19T11:22:12Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3332 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3332 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|