Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuanaDePaulaOliveira_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento social
Autor(es): Oliveira, Luana de Paula
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Teletrabalho
Bem-estar no trabalho
Pandemia
Professores
Distanciamento social
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Luana de Paula. O trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento social. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Devido ao cenário de pandemia da Covid-19 e às inovações tecnológicas, as modalidades de trabalho vêm modificando-se consideravelmente. No âmbito educacional, viu-se necessária a aderência e adaptação ao sistema de ensino remoto durante o distanciamento social compulsório. Apesar da crescente adoção do teletrabalho no Brasil, há poucas publicações nacionais acerca dessa modalidade no contexto de pandemia. Por consequência dessas novas relações de trabalho, o presente estudo teve como objetivo descrever, por intermédio da Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), as percepções e o nível de bem-estar dos professores em teletrabalho e identificar as associações dele com o contexto pandêmico. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 200 professores de instituições públicas, empresas do setor privado e de serviço voluntariado que trabalharam de forma remota no Brasil durante o período de Pandemia da Covid-19. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio padrão, comparações a partir dos testes U de Mann-Whitney e H de Kruskal-Wallis e, por fim, correlações bivariadas de Pearson. Os resultados da EBET evidenciaram moderada predominância de afetos negativos em relação aos afetos positivos, contudo ainda assim demonstraram que os professores se sentem realizados no trabalho. Quanto às associações, verificaram-se correlações significativas entre a EBET com o contexto do adequado de trabalho, sendo a associação mais forte entre realização e prioridades bem estabelecidas pela organização para os professores. Ademais, houve correlações entre a EBET com as situações positivas no trabalho remoto, sendo maior a associação entre afetos positivos e saúde emocional. Essa pesquisa contribui para uma diagnose dos efeitos da pandemia e do trabalho remoto para os docentes, além de contribuir para a administração das instituições de ensino, auxiliando a gestão na tomada de decisão sobre a modalidade remota.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.