Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neiva, Elaine Rabelo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luana de Paula | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luana de Paula. O trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento social. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido ao cenário de pandemia da Covid-19 e às inovações tecnológicas, as modalidades de
trabalho vêm modificando-se consideravelmente. No âmbito educacional, viu-se necessária a
aderência e adaptação ao sistema de ensino remoto durante o distanciamento social
compulsório. Apesar da crescente adoção do teletrabalho no Brasil, há poucas publicações
nacionais acerca dessa modalidade no contexto de pandemia. Por consequência dessas novas
relações de trabalho, o presente estudo teve como objetivo descrever, por intermédio da
Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), as percepções e o nível de bem-estar dos
professores em teletrabalho e identificar as associações dele com o contexto pandêmico. Com
esse intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 200 professores de
instituições públicas, empresas do setor privado e de serviço voluntariado que trabalharam de
forma remota no Brasil durante o período de Pandemia da Covid-19. Foram conduzidas
análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio padrão, comparações a partir
dos testes U de Mann-Whitney e H de Kruskal-Wallis e, por fim, correlações bivariadas de
Pearson. Os resultados da EBET evidenciaram moderada predominância de afetos negativos
em relação aos afetos positivos, contudo ainda assim demonstraram que os professores se
sentem realizados no trabalho. Quanto às associações, verificaram-se correlações
significativas entre a EBET com o contexto do adequado de trabalho, sendo a associação mais
forte entre realização e prioridades bem estabelecidas pela organização para os professores.
Ademais, houve correlações entre a EBET com as situações positivas no trabalho remoto,
sendo maior a associação entre afetos positivos e saúde emocional. Essa pesquisa contribui
para uma diagnose dos efeitos da pandemia e do trabalho remoto para os docentes, além de
contribuir para a administração das instituições de ensino, auxiliando a gestão na tomada de
decisão sobre a modalidade remota. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distanciamento social | pt_BR |
dc.title | O trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T13:51:46Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T13:51:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33304 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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