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Título: Comportamento do consumidor na indústria da moda : uma análise sobre o conhecimento e comportamento do consumidor no slow fashion
Autor(es): Lima, Matheus Mazurek de Moura
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Moda - sustentabilidade
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: LIMA, Matheus Mazurek de Moura. Comportamento do consumidor na indústria da moda: uma análise sobre o conhecimento e comportamento do consumidor no slow fashion. 2022. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A indústria da moda possui grande influência tanto em âmbito internacional quanto nacional, sendo uma das grandes geradoras de empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. No entanto, tal indústria também é uma das principais responsáveis pela degradação ambiental, devido ao uso de matérias primas poluentes, descartes inapropriados e consumo excessivo. Tendo isso em vista, mudanças na forma de produção e no consumo começaram a surgir, mudando o comportamento da indústria têxtil. Diante dessa mudança, o presente trabalho buscou analisar o conhecimento e o comportamento dos consumidores sobre o slow fashion, através de uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, com a aplicação de 385 questionários. Os principais resultados estão relacionados ao fato de que os respondentes possuem uma tendência de se influenciar por questões sociais e ambientais, mas, na prática tal ação não é tão expressiva. A pesquisa contribuiu para a geração de novas informações e tendências do consumidor na indústria da moda, impactando no planejamento e na tomada de decisão dos gestores do setor.
Abstract: The fashion industry has an important role in the international and national environment, being one of the main sectors that are responsible for creating job vacancies, besides improving the social and economic scenario. However, this industry is also one of the main responsible for environmental degradation, by using polluting raw materials and through the incorrect disposal of these materials. Regarding all that, changes in the production process and in consumption were made, aiming to change the fashion industry behavior. The main purpose of this paper is to analyze the knowledge and the consumer behavior about slow fashion, by an applied, descriptive and quantitative research, with 385 questionnaires applied. The main results are related to the fact that the respondents have a tendency to be influenced by social and environmental issues, but in practice such action is not so expressive. In addition, the research contributed to the generation of new information and consumer trends in the fashion industry, impacting the planning and decision-making of sector managers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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