Título: | Londres e cafés especiais : estudo netnográfico sobre a interação de cafeterias independentes de cafés especiais no mundo digital |
Autor(es): | Costa, Esther de Almeida |
Orientador(es): | Carvalho, José Márcio |
Assunto: | Londres Marketing digital Mídia social Cafeterias |
Data de apresentação: | 16-Set-2022 |
Data de publicação: | 2-Fev-2023 |
Referência: | COSTA, Esther de Almeida. Londres e cafés especiais: estudo netnográfico sobre a interação de cafeterias independentes de cafés especiais no mundo digital. 2022. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A economia de Londres recentemente passou a ser impulsionada também pelo
consumo de café especial, gerando um clima de competição digital no qual as
cafeterias independentes estão trabalhando cada vez mais para satisfazer as
expectativas dos consumidores e manter uma interação com seus clientes. Diante
disso, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar e caracterizar o
posicionamento das cafeterias londrinas, bem como a respectiva interação, por meio
das redes sociais, com seus clientes e fornecedores. Os instrumentos netnografia e
observação não participante foram empregadas para coleta dos dados pertinentes,
que foram então examinados a partir dos sites institucionais e contas do Instagram
das respectivas cafeterias. Assim, por utilizar instrumentos de pesquisa qualitativos,
este estudo é classificado como pesquisa multicaso exploratória. Como objeto de
estudo, foram estudadas 15 cafeterias independentes de cafés especiais de Londres,
dentre as melhores do mercado. Os fatores observados incluíram relacionamentos
com fornecedores, portifólio de produtos e serviços, interações digitais, conhecimento
de cafés especiais, e posicionamento. As cafeterias se mostram, organizações
complexas, presentes no mercado digital, no entanto, com pouco engajamento. Os
achados sugerem que há um foco na qualidade dos grãos e principalmente nos
serviços prestados para se diferenciarem dos concorrentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.