Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaGomesRezende_tcc.pdf660,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de curso : elaboração de multimeios
Autor(es): Rezende, Mariana Gomes
Orientador(es): Pires, Flávia de Oliveira Maia
Assunto: Gramática
Material didático
Aprendizagem
Crianças
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: REZENDE, Mariana Gomes. Projeto de curso: elaboração de multimeios . 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este projeto se encontra no campo da Lexicologia, aplicada ao ensino de línguas,e teve como objetivo a elaboração de conteúdo gramatical e vocabular sistematizado ao público infantil em um livro didático de Português do Brasil como Segunda Língua, no âmbito de um projeto de pesquisa sobre materiais didáticos, que envolvem pesquisadores da Faculdade de Letras, da Universidade de Brasília. Para isso, foi necessária a leitura, a interpretação e a análise das unidades didáticas propostas no livro didático e a elaboração de esquemas gramaticais que retomassem o que já tinha sido passado nas unidades do livro. Com o aumento do número de imigrantes para o Brasil e de interessados em aprender a Língua Portuguesa, seja por quais forem os motivos, fez-se necessário a criação de materiais didáticos de apoio para aulas. Em razão disso, pesquisadores e professores de Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) da Universidade de Brasília, em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desenvolveram um projeto para criação desse material -um livro -como público-alvo as crianças de 8 a 12 anos, fazendo uso da abordagem sociointeracionista. Diante desse novo desafio, este projeto visa a criação de conteúdo gramatical e vocabular sistematizados com as unidades do livro que sirvam para a internalização gramatical e vocabular no aluno. O livro didático se dá no contexto escolar, abordando assuntos abordando aspectos do cotidiano da escola, dando instruções de como se localizar na escola, de como se apresentar, a quem recorrer diante de algum problema ou dificuldade, por exemplo. Esse projeto se concretizará através da cooperação dos professores envolvidos em parceria com a SEEDF e com a colaboração de alunos cursando a disciplina -Projeto de Curso com a profa. Flávia Maia Pires.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.