| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Pires, Flávia de Oliveira Maia | - | 
| dc.contributor.author | Rezende, Mariana Gomes | - | 
| dc.identifier.citation | REZENDE, Mariana Gomes. Projeto de curso: elaboração de multimeios . 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Este projeto se encontra no campo da Lexicologia, aplicada ao ensino de línguas,e teve como objetivo a elaboração de conteúdo gramatical e vocabular sistematizado ao público infantil em um livro didático de Português do Brasil como Segunda Língua, no âmbito de um projeto de pesquisa  sobre  materiais  didáticos,  que  envolvem  pesquisadores  da  Faculdade  de  Letras,  da Universidade  de  Brasília.  Para  isso,  foi  necessária  a  leitura,  a  interpretação  e  a  análise  das unidades  didáticas  propostas  no  livro  didático  e  a  elaboração  de  esquemas  gramaticais  que retomassem o que já tinha sido passado nas unidades do livro. Com o aumento do número de imigrantes  para  o  Brasil  e  de  interessados  em  aprender  a  Língua  Portuguesa,  seja  por  quais forem os motivos, fez-se necessário a criação de materiais didáticos de apoio para aulas. Em razão disso, pesquisadores e professores de Português do Brasil como Segunda Língua  (PBSL) da  Universidade  de  Brasília,  em  conjunto  com  a Secretaria  de  Educação  do  Distrito  Federal (SEEDF)  desenvolveram  um  projeto  para  criação  desse  material -um  livro -como  público-alvo as crianças de 8 a 12 anos, fazendo uso da abordagem sociointeracionista. Diante desse novo  desafio,  este  projeto  visa  a  criação  de  conteúdo  gramatical  e  vocabular  sistematizados com as unidades do livro que sirvam para a internalização gramatical e vocabular no aluno. O livro didático se dá no contexto escolar, abordando assuntos abordando aspectos do cotidiano da  escola,  dando  instruções  de  como  se  localizar  na  escola,  de  como  se  apresentar,  a  quem recorrer diante de algum problema ou dificuldade, por exemplo. Esse projeto se concretizará através  da  cooperação  dos  professores  envolvidos  em  parceria  com  a  SEEDF  e  com  a colaboração de alunos cursando a disciplina -Projeto de Curso com a profa. Flávia Maia Pires. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Gramática | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR | 
| dc.title | Projeto de curso : elaboração de multimeios | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2023-02-02T11:04:11Z | - | 
| dc.date.available | 2023-02-02T11:04:11Z | - | 
| dc.date.submitted | 2022-05 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33279 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua 
 |