Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Fagner de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Veras, Juan Carlo | - |
dc.identifier.citation | VERAS, Juan Carlo. Impacto das emoções na tomada de decisão organizacional em tempos de pandemia. 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo das emoções é um campo vasto e com desdobramentos inúmeros sobre o
comportamento humano e sobre o ato de decidir. O presente trabalho teve como objetivo
analisar como as emoções geradas pela pandemia de Covid-19 mudaram o panorama da
tomada de decisão organizacional de empresas. A pesquisa utilizada foi de caráter
qualitativo pois buscou compreender as características de um fenômeno específico. O
instrumento utilizado foi o de entrevistas semiestruturadas com 09 gestores que administram
negócios de diferentes portes e ramos de atuação. Para a análise do conteúdo das
entrevistas foi utilizado o método de Bardin. Verificou-se que a maior parte das emoções
geradas durante a pandemia foram do tipo negativas, relacionadas ao medo, incerteza e
angústia, ao passo que também foram apontadas emoções positivas de desafio e adaptação
às adversidades. A maioria dos gestores entrevistados conseguiram manter suas empresas,
absorveram os impactos da pandemia e aproveitaram as tomadas de decisão ‘forçadas’ para
implementarem novas ferramentas e melhorarem seus negócios. Dessa forma, houve uma
relação entre as emoções geradas durante a pandemia e a influência delas na tomada de
decisão organizacional dos gestores entrevistados. Embora as emoções negativas tenham
sido prevalentes, não necessariamente elas induziram tomadas de decisão ruins que
prejudicassem a continuidade da empresa. Sendo assim, o presente trabalho demonstrou
que as emoções são importantes variáveis nas tomadas de decisão a nível organizacional e
que podem definir o sucesso ou fracasso de empresas frente a uma situação de crise como
a pandemia de Covid-19. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Impacto das emoções na tomada de decisão organizacional em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T10:57:55Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T10:57:55Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33274 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of emotions is a vast field with countless ramifications on human behavior and
decision-making. The present work aimed to analyze how the emotions generated by the
Covid-19 pandemic changed the landscape of organizational decision-making in companies.
The research used was qualitative because it sought to understand the characteristics of a
specific phenomenon. The instrument used was semi-structured interviews with 09 managers
who manage businesses of different sizes and fields of activity. To analyze the content of the
interviews, the Bardin method was used. It was found that most of the emotions generated
during the pandemic were of the negative type, related to fear, uncertainty and anguish, while
positive emotions of challenge and adaptation to adversity were also pointed out. Most of the
managers interviewed managed to keep their companies, absorbed the impacts of the
pandemic and took advantage of 'forced' decision-making to implement new tools and
improve their business. In this way, there was a relation between the emotions generated
during the pandemic and their influence on the organizational decision-making of the
interviewed managers. Although negative emotions were prevalent, they did not necessarily
induce bad decision making that harmed the company's continuity. Therefore, the present
work showed that emotions are important variables in organizational decision-making and
that they can define the success or failure of companies in the face of a crisis situation such
as the Covid-19 pandemic. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|