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Título: Impacto das emoções na tomada de decisão organizacional em tempos de pandemia
Autor(es): Veras, Juan Carlo
Orientador(es): Dias, Fagner de Oliveira
Assunto: Tomada de decisão
Covid-19
Emoções
Pandemia
Data de apresentação: 1-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: VERAS, Juan Carlo. Impacto das emoções na tomada de decisão organizacional em tempos de pandemia. 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo das emoções é um campo vasto e com desdobramentos inúmeros sobre o comportamento humano e sobre o ato de decidir. O presente trabalho teve como objetivo analisar como as emoções geradas pela pandemia de Covid-19 mudaram o panorama da tomada de decisão organizacional de empresas. A pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo pois buscou compreender as características de um fenômeno específico. O instrumento utilizado foi o de entrevistas semiestruturadas com 09 gestores que administram negócios de diferentes portes e ramos de atuação. Para a análise do conteúdo das entrevistas foi utilizado o método de Bardin. Verificou-se que a maior parte das emoções geradas durante a pandemia foram do tipo negativas, relacionadas ao medo, incerteza e angústia, ao passo que também foram apontadas emoções positivas de desafio e adaptação às adversidades. A maioria dos gestores entrevistados conseguiram manter suas empresas, absorveram os impactos da pandemia e aproveitaram as tomadas de decisão ‘forçadas’ para implementarem novas ferramentas e melhorarem seus negócios. Dessa forma, houve uma relação entre as emoções geradas durante a pandemia e a influência delas na tomada de decisão organizacional dos gestores entrevistados. Embora as emoções negativas tenham sido prevalentes, não necessariamente elas induziram tomadas de decisão ruins que prejudicassem a continuidade da empresa. Sendo assim, o presente trabalho demonstrou que as emoções são importantes variáveis nas tomadas de decisão a nível organizacional e que podem definir o sucesso ou fracasso de empresas frente a uma situação de crise como a pandemia de Covid-19.
Abstract: The study of emotions is a vast field with countless ramifications on human behavior and decision-making. The present work aimed to analyze how the emotions generated by the Covid-19 pandemic changed the landscape of organizational decision-making in companies. The research used was qualitative because it sought to understand the characteristics of a specific phenomenon. The instrument used was semi-structured interviews with 09 managers who manage businesses of different sizes and fields of activity. To analyze the content of the interviews, the Bardin method was used. It was found that most of the emotions generated during the pandemic were of the negative type, related to fear, uncertainty and anguish, while positive emotions of challenge and adaptation to adversity were also pointed out. Most of the managers interviewed managed to keep their companies, absorbed the impacts of the pandemic and took advantage of 'forced' decision-making to implement new tools and improve their business. In this way, there was a relation between the emotions generated during the pandemic and their influence on the organizational decision-making of the interviewed managers. Although negative emotions were prevalent, they did not necessarily induce bad decision making that harmed the company's continuity. Therefore, the present work showed that emotions are important variables in organizational decision-making and that they can define the success or failure of companies in the face of a crisis situation such as the Covid-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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