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Título: Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil : um estudo em contexto educativo bilíngue
Autor(es): Amarante, Marília Bastos
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Educação bilíngue
Qualidade (Educação)
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: AMARANTE, Marília Bastos. Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil: um estudo em contexto educativo bilíngue. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar o envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil, em um contexto educativo bilíngue. Seu referencial apresenta a educação infantil, a educação bilíngue e uma discussão sobre a qualidade na educação infantil, enfocando as dimensões envolvimento e bem-estar. Algumas considerações foram feitas sobre a importância do espaço na educação infantil de qualidade em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir da observação de três crianças, entre 3 e 4 anos, escolhidas aleatoriamente, em três momentos diferentes da rotina em sala de aula de uma escola bilíngue. A observação evidenciou que, duas das três crianças apresentaram sinais de envolvimento. O terceiro aluno, mostrou evidências de bem-estar, mas pouco se envolveu nas atividades trabalhadas. O espaço da sala de aula, contexto das atividades desenvolvidas, contribuiu para o bem-estar e envolvimento dos alunos colaborando, assim, para uma educação infantil de qualidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main focus of this final project is to analyze the involvement and well-being as quality aspects of early childhood education in a bilingual context. The importance of an experiential education was taken into consideration. Three randomly chosen children aged between 3 and 4 took part in conducted research focusing on each one's daily routine. They were observed in three situations ranging from the least to the most monitored: free play, circle and center. The research concluded that two of them showed signs of involvement in classroom activities. The third, who got involved poorly in activities conducted, presented signs of well-being. It comes to show that having a healthy classroom atmosphere and developing the right activities contributes to the quality of childhood education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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