Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria Luísa | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Maria Luísa. Atendimento de alunos com autismo no centro especializado: desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-histórica. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A pesquisa procura analisar a pratica pedagógica e as representações dos educadores do projeto REFAZER, que até o ano de 2009 era embasada na perspectiva comportamental (behaviorista), e a partir do ano de 2010 foi re-estruturado adotando a teoria sócio-histórica como base. Dessa forma o nosso objetivo volta-se para analisar se os professores do projeto internalizaram a nova perspectiva, quais estratégias usam para estudos acerca da mesma e quais dificuldades encontradas nesse processo. Também objetivamos verificar quais as representações os professores tem acerca da pessoa com autismo. Para tanto realizamos a pesquisa com base na abordagem qualitativa, focando e buscando analisar todas as nuances contextuais bem como todos os aspectos imbricados na mesma. Os dados nos revelaram que os professores ainda têm seus conceitos e o olhar acerca da pessoa com deficiência, especificamente o autismo, voltados para a deficiência, “o defeito”. Outra constatação é que os mesmos necessitam de formação continuada que favoreça a compreensão da base teórica do projeto para que tais conceitos reflitam na prática pedagógica. Da mesma forma é necessário que a rede de ensino estadual faça acompanhamento pontual junto aos professores subsidiando-os pedagogicamente. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.title | Atendimento de alunos com autismo no centro especializado : desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-histórica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-18T15:10:52Z | - |
dc.date.available | 2012-04-18T15:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-18T15:10:52Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3325 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3325 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|