Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaLuisaMendes.pdf749,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcanti, Maria Mônica Pinheiro-
dc.contributor.authorMendes, Maria Luísa-
dc.identifier.citationMENDES, Maria Luísa. Atendimento de alunos com autismo no centro especializado: desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-histórica. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA pesquisa procura analisar a pratica pedagógica e as representações dos educadores do projeto REFAZER, que até o ano de 2009 era embasada na perspectiva comportamental (behaviorista), e a partir do ano de 2010 foi re-estruturado adotando a teoria sócio-histórica como base. Dessa forma o nosso objetivo volta-se para analisar se os professores do projeto internalizaram a nova perspectiva, quais estratégias usam para estudos acerca da mesma e quais dificuldades encontradas nesse processo. Também objetivamos verificar quais as representações os professores tem acerca da pessoa com autismo. Para tanto realizamos a pesquisa com base na abordagem qualitativa, focando e buscando analisar todas as nuances contextuais bem como todos os aspectos imbricados na mesma. Os dados nos revelaram que os professores ainda têm seus conceitos e o olhar acerca da pessoa com deficiência, especificamente o autismo, voltados para a deficiência, “o defeito”. Outra constatação é que os mesmos necessitam de formação continuada que favoreça a compreensão da base teórica do projeto para que tais conceitos reflitam na prática pedagógica. Da mesma forma é necessário que a rede de ensino estadual faça acompanhamento pontual junto aos professores subsidiando-os pedagogicamente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAutismo em criançasen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleAtendimento de alunos com autismo no centro especializado : desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-históricaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-18T15:10:52Z-
dc.date.available2012-04-18T15:10:52Z-
dc.date.issued2012-04-18T15:10:52Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3325-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons