Título: | Os efeitos do tipo de produto e de sinalizações sustentáveis das embalagens na qualidade percebida e disposição a pagar dos consumidores de café |
Autor(es): | Ramos, Guilherme Sternadt Alexandre |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Comportamento do consumidor Marketing ecológico Café - consumo Embalagens |
Data de apresentação: | 20-Set-2022 |
Data de publicação: | 1-Fev-2023 |
Referência: | RAMOS, Guilherme Sternadt Alexandre. Os efeitos do tipo de produto e de sinalizações sustentáveis das embalagens na qualidade percebida e disposição a pagar dos consumidores de café. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Devido à degradação ambiental causada pelos atuais padrões de produção e consumo, os
consumidores têm buscado novas alternativas de produtos e serviços que diminuam esses
impactos. Uma das formas de alcançar a sustentabilidade de um produto é através do uso de
embalagens sustentáveis. E esta sustentabilidade deve ser comunicada ao consumidor de
forma implícita, sugerindo significados abstratos e implícitos sobre a sustentabilidade (e.g.
cores verdes, superfícies rugosas e aparência natural), e/ou de forma explícita, comunicando
diretamente a sustentabilidade da embalagem (e.g. logos, rótulos e afirmações ecológicas).
Visto isso, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como os tipos de sinalizações de
sustentabilidade da embalagem, onde para a implícita foi utilizado a aparência de papel kraft
para representar um material sustentável e para a explícita utilizou-se a tag sustentável, e o
tipo de produto (i.e., convencional e sustentável) afetam a disposição a pagar e a avaliação da
qualidade percebida do produto pelo consumidor. A pesquisa experimental, realizada de
forma online, utilizou o café como produto pesquisado e obteve 740 respondentes distribuídos
entre as cinco regiões do Brasil. Ao realizar a Análise de Covariância (ANCOVA), foi
verificado que a sinalização explícita (tag sustentável) e o tipo de produto sustentável (i.e.,
produto com selo “Orgânico Brasil”) afetam positivamente a qualidade percebida do produto.
Não se obteve nenhum resultado significativo para a disposição a pagar (DAP), bem como a
combinação entre as sinalizações de sustentabilidade e o tipo de produto nas variáveis
dependentes (i.e., DAP e qualidade percebida do produto). Portanto, a pesquisa contribui para
a literatura sobre embalagens e produtos sustentáveis em relação a qualidade percebida,
particularmente aqueles com natureza reciclada e orgânica. Além disso, contribui para que as
empresas sejam mais eficazes nas suas comunicações de sustentabilidade das embalagens e
passem a adotar embalagens e produtos mais sustentáveis. Assim, diminuem seus impactos
sociais e ambientais e podem conseguir que os consumidores avaliem com maior qualidade
seus produtos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.