Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeSternadtAlexandreRamos_tcc.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorRamos, Guilherme Sternadt Alexandre-
dc.identifier.citationRAMOS, Guilherme Sternadt Alexandre. Os efeitos do tipo de produto e de sinalizações sustentáveis das embalagens na qualidade percebida e disposição a pagar dos consumidores de café. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDevido à degradação ambiental causada pelos atuais padrões de produção e consumo, os consumidores têm buscado novas alternativas de produtos e serviços que diminuam esses impactos. Uma das formas de alcançar a sustentabilidade de um produto é através do uso de embalagens sustentáveis. E esta sustentabilidade deve ser comunicada ao consumidor de forma implícita, sugerindo significados abstratos e implícitos sobre a sustentabilidade (e.g. cores verdes, superfícies rugosas e aparência natural), e/ou de forma explícita, comunicando diretamente a sustentabilidade da embalagem (e.g. logos, rótulos e afirmações ecológicas). Visto isso, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como os tipos de sinalizações de sustentabilidade da embalagem, onde para a implícita foi utilizado a aparência de papel kraft para representar um material sustentável e para a explícita utilizou-se a tag sustentável, e o tipo de produto (i.e., convencional e sustentável) afetam a disposição a pagar e a avaliação da qualidade percebida do produto pelo consumidor. A pesquisa experimental, realizada de forma online, utilizou o café como produto pesquisado e obteve 740 respondentes distribuídos entre as cinco regiões do Brasil. Ao realizar a Análise de Covariância (ANCOVA), foi verificado que a sinalização explícita (tag sustentável) e o tipo de produto sustentável (i.e., produto com selo “Orgânico Brasil”) afetam positivamente a qualidade percebida do produto. Não se obteve nenhum resultado significativo para a disposição a pagar (DAP), bem como a combinação entre as sinalizações de sustentabilidade e o tipo de produto nas variáveis dependentes (i.e., DAP e qualidade percebida do produto). Portanto, a pesquisa contribui para a literatura sobre embalagens e produtos sustentáveis em relação a qualidade percebida, particularmente aqueles com natureza reciclada e orgânica. Além disso, contribui para que as empresas sejam mais eficazes nas suas comunicações de sustentabilidade das embalagens e passem a adotar embalagens e produtos mais sustentáveis. Assim, diminuem seus impactos sociais e ambientais e podem conseguir que os consumidores avaliem com maior qualidade seus produtos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordMarketing ecológicopt_BR
dc.subject.keywordCafé - consumopt_BR
dc.subject.keywordEmbalagenspt_BR
dc.titleOs efeitos do tipo de produto e de sinalizações sustentáveis das embalagens na qualidade percebida e disposição a pagar dos consumidores de cafépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T12:54:02Z-
dc.date.available2023-02-01T12:54:02Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33254-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.