Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PolianaMaiaGoncalvesdaSilva.pdf407,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
dc.contributor.authorSilva, Poliana Maia Gonçalves da-
dc.identifier.citationSILVA, Poliana Maia Gonçalves da. O movimento corporal como fator de qualidade na educação infantil: um estudo sobre o envolvimento. 2011. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a relação entre o movimento corporal e a qualidade na educação infantil tendo como indicador o envolvimento. Isto é, buscou-se entender se e como o movimento pode ser considerado um fator para uma educação infantil de qualidade. Participaram deste estudo quatro alunos do Jardim, de uma escola da rede particular de ensino de Brasília – DF. No desenvolvimento do referencial teórico trabalhou-se com Ariés; Deconto; Laevers; Oliveira-Formosinho; Oliveira; Paniagua, Palácios e Zabalza. A pesquisa foi exploratória de natureza qualitativa. A construção dos dados baseou-se em videogravações para captar, sem limitar e, com mais precisão comportamentos, ações e movimentos das crianças. A análise e discussão dos dados foram desenvolvidas a partir da descrição das filmagens, da análise do movimento corporal e do grau de envolvimento dos alunos. De acordo com os resultados pode-se concluir que o movimento corporal é um fator de qualidade na educação infantil, quando as crianças estão envolvidas elas utilizam seu corpo para expressar emoções e pensamentos, o que aliado a uma prática pedagógica estimuladora e desafiante é um agente de qualidade. Espera-se que este trabalho, em uma perspectiva da educação infantil de qualidade, possa inspirar professores, escolas e estudantes a dar atenção ao movimento corporal, fator de qualidade que contribui ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordMovimento corporalen
dc.subject.keywordPrática de ensino-
dc.titleO movimento corporal como fator de qualidade na educação infantil : um estudo sobre o envolvimentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-18T14:46:30Z-
dc.date.available2012-04-18T14:46:30Z-
dc.date.issued2012-04-18T14:46:30Z-
dc.date.submitted2011-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3324-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons