Título: | A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical |
Autor(es): | Ribeiro, Heiler Barros Nogueira |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Branding (Marketing) Mercado musical Consumidores - preferência Músicos |
Data de apresentação: | 23-Set-2022 |
Data de publicação: | 1-Fev-2023 |
Referência: | RIBEIRO, Heiler Barros Nogueira. A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical. 2022. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a influência que o uso do retrobranding e co-
branding gera no valor de marca do artista musical. Foram selecionados quatro artistas, no
qual dois deles são considerados artistas de marca previamente forte e dois são considerados
artistas de marca previamente fraca. Esta pesquisa possui delineamento experimental com
recorte longitudinal, uso de grupo controle e uso de dados primários, derivados de um
questionário aplicado a 399 consumidores de música. No contexto desta pesquisa, os
resultados indicam que o uso do retrobranding foi positivo para o artista de marca
previamente fraca, aumentando seu valor de marca, também não diminuindo o valor da marca
do artista de marca previamente forte. Em oposto, o co-branding além de piorar o valor da
marca do artista de marca previamente forte, não gerou efeito significativo no valor da marca
do artista de marca previamente fraca, nem melhorando e nem piorando. Além disso, a
variável manipulada gerou efeito maior no valor da marca dos artistas do que as variáveis de
controle. Desse modo, o estudo aponta evidências para o uso da estratégia de retrobranding e
evitar do uso da estratégia de co-branding na carreira musical dos artistas, sendo útil tanto
para os gestores da indústria fonográfica quanto para os artistas definirem os rumos a serem
seguidos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.