Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Heiler Barros Nogueira | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Heiler Barros Nogueira. A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical. 2022. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a influência que o uso do retrobranding e co-
branding gera no valor de marca do artista musical. Foram selecionados quatro artistas, no
qual dois deles são considerados artistas de marca previamente forte e dois são considerados
artistas de marca previamente fraca. Esta pesquisa possui delineamento experimental com
recorte longitudinal, uso de grupo controle e uso de dados primários, derivados de um
questionário aplicado a 399 consumidores de música. No contexto desta pesquisa, os
resultados indicam que o uso do retrobranding foi positivo para o artista de marca
previamente fraca, aumentando seu valor de marca, também não diminuindo o valor da marca
do artista de marca previamente forte. Em oposto, o co-branding além de piorar o valor da
marca do artista de marca previamente forte, não gerou efeito significativo no valor da marca
do artista de marca previamente fraca, nem melhorando e nem piorando. Além disso, a
variável manipulada gerou efeito maior no valor da marca dos artistas do que as variáveis de
controle. Desse modo, o estudo aponta evidências para o uso da estratégia de retrobranding e
evitar do uso da estratégia de co-branding na carreira musical dos artistas, sendo útil tanto
para os gestores da indústria fonográfica quanto para os artistas definirem os rumos a serem
seguidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Branding (Marketing) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Músicos | pt_BR |
dc.title | A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T11:06:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T11:06:44Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33243 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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