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Título: A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical
Autor(es): Ribeiro, Heiler Barros Nogueira
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Branding (Marketing)
Mercado musical
Consumidores - preferência
Músicos
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: RIBEIRO, Heiler Barros Nogueira. A influência do retrobranding e co-branding no valor de marca do artista musical. 2022. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a influência que o uso do retrobranding e co- branding gera no valor de marca do artista musical. Foram selecionados quatro artistas, no qual dois deles são considerados artistas de marca previamente forte e dois são considerados artistas de marca previamente fraca. Esta pesquisa possui delineamento experimental com recorte longitudinal, uso de grupo controle e uso de dados primários, derivados de um questionário aplicado a 399 consumidores de música. No contexto desta pesquisa, os resultados indicam que o uso do retrobranding foi positivo para o artista de marca previamente fraca, aumentando seu valor de marca, também não diminuindo o valor da marca do artista de marca previamente forte. Em oposto, o co-branding além de piorar o valor da marca do artista de marca previamente forte, não gerou efeito significativo no valor da marca do artista de marca previamente fraca, nem melhorando e nem piorando. Além disso, a variável manipulada gerou efeito maior no valor da marca dos artistas do que as variáveis de controle. Desse modo, o estudo aponta evidências para o uso da estratégia de retrobranding e evitar do uso da estratégia de co-branding na carreira musical dos artistas, sendo útil tanto para os gestores da indústria fonográfica quanto para os artistas definirem os rumos a serem seguidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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