Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GracielleMedeirosAlbernaz_tcc.pdf689,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de inibidores seletivos de recaptação (ISR) no tratamento clínico do transtorno de ansiedade generalizada
Autor(es): Albernaz, Gracielle Medeiros
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Transtorno de ansiedade
Antidepressivos
Medicamentos - utilização
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 31-Jan-2023
Referência: ALBERNAZ, Gracielle Medeiros. Uso de inibidores seletivos de recaptação (ISR) no tratamento clínico do transtorno de ansiedade generalizada. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns, tendo alta prevalência inclusive no Brasil. Várias formas de terapias vêm sendo empregadas para auxiliar no seu tratamento, tanto medicamentosas, quanto não- medicamentosas. Os antidepressivos Inibidores Seletivos de Recaptação (ISR) são tidos atualmente como fármacos de primeira escolha de tratamento devido ao seu efeito ansiolítico e a menor incidência de efeitos adversos, comparados com outros tratamentos. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca dos ensaios clínicos já publicados sobre o uso dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS) e dos Inibidores de Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (IRSN) para o tratamento do TAG. Foram analisados 35 ensaios clínicos, realizados entre 1990 e 2021, os quais avaliaram sete medicamentos distintos. Em geral, ambas as classes foram eficazes e com alta tolerabilidade pelos pacientes, embora em dois estudos não foi observado tal efeito provavelmente devido à alta taxa de resposta do grupo placebo. Portanto, ainda é necessário realizar mais estudos. Esses deveriam padronizar mais os parâmetros analisados para facilitar a comparação entre os diferentes ensaios clínicos. O uso de um tamanho amostral maior, a avaliação dos efeitos em diferentes faixas etárias, e uma avaliação mais detalhada sobre os efeitos adversos também aumentariam nossa compreensão sobre a eficácia dos ISRS e IRSN no tratamento do TAG e auxiliariam seu uso na prática clínica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.