Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3323
Título: | O contexto escolar e o paradigma da inclusão x exclusão |
Autor(es): | Melo, Iara Venâncio de |
Orientador(es): | Mieto, Gabriela Sousa de Melo |
Assunto: | Educação especial Inclusão escolar Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 18-Abr-2012 |
Referência: | MELO, Iara Venâncio de. O contexto escolar e o paradigma da inclusão x exclusão. 2011. ix, 76 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho tem um tema de fundamental importância para a educação, pois, alerta a comunidade escolar e a família para uma prática pedagógica embasada na parceria: diversidade – inclusão social. Partindo desse contexto o trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal identificar possíveis causas do distanciamento entre a escola e a inclusão e barreiras que impedem essa parceria entre as mesmas. Para tanto está sendo utilizada como metodologia a revisão bibliografia e a pesquisa de campo, sendo que essa pesquisa foi feita através de questionários contendo perguntas previamente elaboradas pela pesquisadora que foram aplicados ao corpo docente da Escola Municipal de Formosa-Go. Nesse trabalho pretende - se analisar como essas transformações são vistas pela comunidade escolar, recolhendo assim estas informações e compreender o significado atribuído por eles ao processo de inclusão. Os dados levantados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, esperando que possam subsidiar propostas que permitam definir um novo panorama para educação inclusiva na cidade que sediou o estudo. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3323 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons