Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IaraVenanciodeMelo.pdf914,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorMelo, Iara Venâncio de-
dc.identifier.citationMELO, Iara Venâncio de. O contexto escolar e o paradigma da inclusão x exclusão. 2011. ix, 76 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho tem um tema de fundamental importância para a educação, pois, alerta a comunidade escolar e a família para uma prática pedagógica embasada na parceria: diversidade – inclusão social. Partindo desse contexto o trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal identificar possíveis causas do distanciamento entre a escola e a inclusão e barreiras que impedem essa parceria entre as mesmas. Para tanto está sendo utilizada como metodologia a revisão bibliografia e a pesquisa de campo, sendo que essa pesquisa foi feita através de questionários contendo perguntas previamente elaboradas pela pesquisadora que foram aplicados ao corpo docente da Escola Municipal de Formosa-Go. Nesse trabalho pretende - se analisar como essas transformações são vistas pela comunidade escolar, recolhendo assim estas informações e compreender o significado atribuído por eles ao processo de inclusão. Os dados levantados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, esperando que possam subsidiar propostas que permitam definir um novo panorama para educação inclusiva na cidade que sediou o estudo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleO contexto escolar e o paradigma da inclusão x exclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-18T14:29:47Z-
dc.date.available2012-04-18T14:29:47Z-
dc.date.issued2012-04-18T14:29:47Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3323-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3323-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons