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Título: Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade
Autor(es): Araújo, Ana Maria Carvalho Barbosa de
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Educação ambiental
Conflito socioambiental
Quilombos
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 31-Jan-2023
Referência: ARAÚJO, Ana Maria Carvalho Barbosa de. Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Quilombo Mesquita é considerado uma comunidade negra rural remanescentes de quilombos, onde procuram reafirmar sua identidade valorizando a cultura de seus antepassados, recriando e passando os conhecimentos para as futuras gerações. O objetivo geral deste trabalho consistiu em agrupar esses conflitos territoriais, analisar as perspectivas dessa comunidade perante as ações de educação ambiental e sustentabilidade, mostrando como a educação ambiental já se faz presente na utilização do cerrado e nos ensinamentos e valores repassados para a sociedade. Os objetivos específicos foram o registro das ações de Educação Ambiental no Quilombo Mesquita, debates sobre a temática ambiental na perspectiva de territórios tradicionais e a aplicação da educação ambiental nas diferentes relações com o território e identidade. O método de pesquisa foi pesquisa exploratória, com a abordagem qualitativa e seus instrumentos foram análise bibliográfica, análise de estudos já feitos sobre o Quilombo Mesquita e outras comunidades quilombolas brasileiras. Educação ambiental aplicada nos territórios tradicionais evidenciam a importância do diálogo dentro da construção da identidade ambiental. Entender e identificar o contexto territorial e socioambiental são importantes mecanismos para fortalecer o processo ambiental, além de outras ferramentas como a mediação, produção dos saberes para a transformação humana e social.
Abstract: Quilombo Mesquita is considered a rural black community reminiscent of quilombos, where they seek to reaffirm their identity by valuing the culture of their ancestors, recreating and passing on knowledge to future generations. The general objective of this work was to group these territorial conflicts, to analyze the perspectives of this community regarding environmental education and sustainability actions, showing how environmental education is already present in the use of the cerrado and in the teachings and values passed on to society. The specific objectives were the registration of Environmental Education actions in Quilombo Mesquita, debates on environmental issues from the perspective of traditional territories and the application of environmental education in different relations with the territory and identity. The research method was exploratory research, with a qualitative approach and its instruments were bibliographic analysis, analysis of studies already done on Quilombo Mesquita and other Brazilian quilombola communities. Environmental education applied in traditional territories shows the importance of dialogue within the construction of identity environmental. Understanding and identifying the territorial and socio-environmental context are important mechanisms to strengthen the environmental process, in addition to other tools such as mediation, production of knowledge for human and social transformation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
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