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dc.contributor.advisorCruz, Tânia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Maria Carvalho Barbosa de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Maria Carvalho Barbosa de. Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Quilombo Mesquita é considerado uma comunidade negra rural remanescentes de quilombos, onde procuram reafirmar sua identidade valorizando a cultura de seus antepassados, recriando e passando os conhecimentos para as futuras gerações. O objetivo geral deste trabalho consistiu em agrupar esses conflitos territoriais, analisar as perspectivas dessa comunidade perante as ações de educação ambiental e sustentabilidade, mostrando como a educação ambiental já se faz presente na utilização do cerrado e nos ensinamentos e valores repassados para a sociedade. Os objetivos específicos foram o registro das ações de Educação Ambiental no Quilombo Mesquita, debates sobre a temática ambiental na perspectiva de territórios tradicionais e a aplicação da educação ambiental nas diferentes relações com o território e identidade. O método de pesquisa foi pesquisa exploratória, com a abordagem qualitativa e seus instrumentos foram análise bibliográfica, análise de estudos já feitos sobre o Quilombo Mesquita e outras comunidades quilombolas brasileiras. Educação ambiental aplicada nos territórios tradicionais evidenciam a importância do diálogo dentro da construção da identidade ambiental. Entender e identificar o contexto territorial e socioambiental são importantes mecanismos para fortalecer o processo ambiental, além de outras ferramentas como a mediação, produção dos saberes para a transformação humana e social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordConflito socioambientalpt_BR
dc.subject.keywordQuilombospt_BR
dc.titlePerspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T12:50:53Z-
dc.date.available2023-01-31T12:50:53Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33228-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Quilombo Mesquita is considered a rural black community reminiscent of quilombos, where they seek to reaffirm their identity by valuing the culture of their ancestors, recreating and passing on knowledge to future generations. The general objective of this work was to group these territorial conflicts, to analyze the perspectives of this community regarding environmental education and sustainability actions, showing how environmental education is already present in the use of the cerrado and in the teachings and values passed on to society. The specific objectives were the registration of Environmental Education actions in Quilombo Mesquita, debates on environmental issues from the perspective of traditional territories and the application of environmental education in different relations with the territory and identity. The research method was exploratory research, with a qualitative approach and its instruments were bibliographic analysis, analysis of studies already done on Quilombo Mesquita and other Brazilian quilombola communities. Environmental education applied in traditional territories shows the importance of dialogue within the construction of identity environmental. Understanding and identifying the territorial and socio-environmental context are important mechanisms to strengthen the environmental process, in addition to other tools such as mediation, production of knowledge for human and social transformation.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



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