Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielaAryssaSayamaTashiro_tcc.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As relações de agência em empresas familiares japonesas
Autor(es): Tashiro, Daniela Aryssa Sayama
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Empresas familiares
Cultura japonesa
Teoria da agência
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 31-Jan-2023
Referência: TASHIRO, Daniela Aryssa Sayama. As relações de agência em empresas familiares japonesas. 2022. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As empresas familiares são organizações com aspectos particulares, isso devido às relações família-empresa, que tornam o ambiente organizacional emotivo e com práticas não racionais. A partir disso, o objetivo do presente trabalho é o descrever como se dão as relações de agência dentro das empresas familiares japonesas no Brasil, identificando aspectos culturais dos imigrantes que impactam as relações de agência. Foi utilizado o estudo de caso múltiplo com três empresas de descendentes japoneses, sendo duas no Distrito Federal e uma na Bahia. Para a coleta de dados foram aplicados entrevistas e questionários em que os respondentes foram os proprietários, gerentes e outros colaboradores. A partir dos resultados obtidos foi possível notar que as práticas e cultura das famílias proprietárias e fundadoras estão arraigados nas organizações e perduram ao longo da vida das empresas. Também foi observado que nas empresas estudadas não se faz o uso adequado dos mecanismos de controle da governança, o que pode ser consequência da crença dos principais de que não há problemas de agência em suas organizações e da grande importância dada à confiança existente entre principais e agentes. As dimensões culturais dessas empresas que mais se assemelham com as do Japão são a assertividade, a fuga de incertezas e o coletivismo de grupo, e a que mais se distancia é a igualdade de gênero. Por fim, os resultados mostraram que as empresas divergem em grande parte entre si, mostrando características culturais próprias, mesmo que seus proprietários possuam origem ou descendência japonesa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.