Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Amélia de Paula | - |
dc.contributor.author | Tashiro, Daniela Aryssa Sayama | - |
dc.identifier.citation | TASHIRO, Daniela Aryssa Sayama. As relações de agência em empresas familiares japonesas. 2022. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As empresas familiares são organizações com aspectos particulares, isso
devido às relações família-empresa, que tornam o ambiente organizacional emotivo e
com práticas não racionais. A partir disso, o objetivo do presente trabalho é o
descrever como se dão as relações de agência dentro das empresas familiares
japonesas no Brasil, identificando aspectos culturais dos imigrantes que impactam as
relações de agência. Foi utilizado o estudo de caso múltiplo com três empresas de
descendentes japoneses, sendo duas no Distrito Federal e uma na Bahia. Para a
coleta de dados foram aplicados entrevistas e questionários em que os respondentes
foram os proprietários, gerentes e outros colaboradores. A partir dos resultados
obtidos foi possível notar que as práticas e cultura das famílias proprietárias e
fundadoras estão arraigados nas organizações e perduram ao longo da vida das
empresas. Também foi observado que nas empresas estudadas não se faz o uso
adequado dos mecanismos de controle da governança, o que pode ser consequência
da crença dos principais de que não há problemas de agência em suas organizações
e da grande importância dada à confiança existente entre principais e agentes. As
dimensões culturais dessas empresas que mais se assemelham com as do Japão são
a assertividade, a fuga de incertezas e o coletivismo de grupo, e a que mais se
distancia é a igualdade de gênero. Por fim, os resultados mostraram que as empresas
divergem em grande parte entre si, mostrando características culturais próprias,
mesmo que seus proprietários possuam origem ou descendência japonesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas familiares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura japonesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da agência | pt_BR |
dc.title | As relações de agência em empresas familiares japonesas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T11:45:29Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T11:45:29Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33221 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|