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dc.contributor.advisorDias, Maria Amélia de Paula-
dc.contributor.authorTashiro, Daniela Aryssa Sayama-
dc.identifier.citationTASHIRO, Daniela Aryssa Sayama. As relações de agência em empresas familiares japonesas. 2022. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs empresas familiares são organizações com aspectos particulares, isso devido às relações família-empresa, que tornam o ambiente organizacional emotivo e com práticas não racionais. A partir disso, o objetivo do presente trabalho é o descrever como se dão as relações de agência dentro das empresas familiares japonesas no Brasil, identificando aspectos culturais dos imigrantes que impactam as relações de agência. Foi utilizado o estudo de caso múltiplo com três empresas de descendentes japoneses, sendo duas no Distrito Federal e uma na Bahia. Para a coleta de dados foram aplicados entrevistas e questionários em que os respondentes foram os proprietários, gerentes e outros colaboradores. A partir dos resultados obtidos foi possível notar que as práticas e cultura das famílias proprietárias e fundadoras estão arraigados nas organizações e perduram ao longo da vida das empresas. Também foi observado que nas empresas estudadas não se faz o uso adequado dos mecanismos de controle da governança, o que pode ser consequência da crença dos principais de que não há problemas de agência em suas organizações e da grande importância dada à confiança existente entre principais e agentes. As dimensões culturais dessas empresas que mais se assemelham com as do Japão são a assertividade, a fuga de incertezas e o coletivismo de grupo, e a que mais se distancia é a igualdade de gênero. Por fim, os resultados mostraram que as empresas divergem em grande parte entre si, mostrando características culturais próprias, mesmo que seus proprietários possuam origem ou descendência japonesa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas familiarespt_BR
dc.subject.keywordCultura japonesapt_BR
dc.subject.keywordTeoria da agênciapt_BR
dc.titleAs relações de agência em empresas familiares japonesaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T11:45:29Z-
dc.date.available2023-01-31T11:45:29Z-
dc.date.submitted2022-09-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33221-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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