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Título: "Não é só comida, é também uma experiência!" : identificando causas da codestruição de valor em restaurantes de Brasília a partir de avaliações de clientes publicadas no Google Maps
Autor(es): Oliveira, Daniel Alves
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Codestruição de valores
Restaurantes
Consumidores - preferência
Marketing de serviços
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 31-Jan-2023
Referência: OLIVEIRA, Daniel Alves. "Não é só comida, é também uma experiência!": identificando causas da codestruição de valor em restaurantes de Brasília a partir de avaliações de clientes publicadas no Google Maps. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Experiências de serviço negativas são comuns em restaurantes devido ao alto contato entre provedor de serviço e cliente. Diante de um setor fortemente competitivo e dinâmico, buscou-se analisar as causas da codestruição de valor (CDV) em restaurantes de Brasília a partir de avaliações de clientes online, que evidenciam experiências de serviço negativas e propor soluções para evitar a ocorrência da CDV nestes estabelecimentos. Para isso, foram extraídas 1.000 avaliações online de clientes publicadas no Google Maps, referente a 20 restaurantes localizados em Brasília. A análise dos dados consistiu na Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e utilizou o software IRAMUTEQ para auxiliar nas análises textuais. Os resultados propõem 10 motivos que podem levar à codestruição de valor nos restaurantes investigados e que a maioria dos motivos está relacionada com o desalinhamento de recursos operant, isto é, aspectos intangíveis do atendimento, segundo a literatura que deu suporte às análises neste estudo (VARGO; LUSCH, 2004). O estudo contribui para o desenvolvimento da literatura de marketing de serviços, em particular, da abordagem da codestruição de valor em restaurantes. Contudo, verifica-se a necessidade de analisar também a percepção de outros atores envolvidos na interação, como: gestores e funcionários de linha de frente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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