Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolinaDeMouraMelo_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no teletrabalho no setor público : o papel da liderança e das práticas de gestão de pessoas
Autor(es): Melo, Carolina de Moura
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Teletrabalho
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 9-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: MELO, Carolina de Moura. Qualidade de vida no teletrabalho no setor público: o papel da liderança e das práticas de gestão de pessoas. 2022. 140 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A implementação do teletrabalho é cada vez mais comum, inclusive no setor público, e com o surgimento da pandemia da Covid-19, a participação desse novo arranjo de trabalho ficou mais expressiva. Essa aceleração na implementação do teletrabalho no serviço público corrobora para que pesquisas sejam desenvolvidas com o objetivo de entender a modalidade e buscar formas de otimizar os processos e resultados. A partir da lacuna na literatura no que diz respeito à relação entre liderança (L), práticas de gestão de pessoas (PGP) e qualidade de vida no teletrabalho (QVTe) no cenário do serviço público, o principal objetivo deste estudo é entender de que forma os estilos de liderança e práticas de GP impactam a QVTe dos servidores públicos. Revisões sistemáticas da literatura internacional, com análises bibliométricas, foram realizadas para as três variáveis de pesquisa, a fim de atingir maior embasamento teórico sobre suas relações. O estudo é descritivo explicativo, de natureza quantitativa, sendo a amostra composta por servidores públicos que atuavam em teletrabalho até o momento da coleta de dados. Conclui-se que os trabalhadores percebem as três variáveis em seus ambientes de trabalho e que há influência da liderança e das práticas de gestão de pessoas na qualidade de vida do servidor público em teletrabalho. Dessa forma, este estudo contribui ao preencher uma lacuna na literatura investigando a relação ainda inexplorada entre as três variáveis, trazendo também implicações práticas que podem inspirar os gestores públicos rumo à promoção de maior qualidade de vida no contexto do teletrabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.