Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarlosHenriqueSilvaRodrigues_tcc.pdf810,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Product placement no cinema : uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneo
Autor(es): Rodrigues, Carlos Henrique da Silva Feitosa
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Product placement
Filme cinematográfico
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 10-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: RODRIGUES, Carlos Henrique da Silva Feitosa. Product placement no cinema: uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneo. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como foco uma técnica do marketing no cinema, conhecida como product placement diferente da publicidade tradicional. Essa estratégia foi uma reação das empresas que buscaram no marketing novas formas para se comunicar com o seu público-alvo em razão das várias mudanças no cenário publicitário, quais sejam: a globalização da economia, a grande concorrência entre as empresas, um consumidor mais exigente que, graças ao avanço tecnológico, passou a evitar os incômodos bombardeios das publicidades tradicionais durante os intervalos dos programas de entretenimento. O product placement, nada mais é que uma técnica que insere o produto ou marca nas produções de entretenimento, de forma sutil, prazerosa, como se fosse parte da narrativa. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, foi realizado, primeiramente, por meio de pesquisa bibliográfica e documental com base em material impresso, livros, artigos científicos, dissertações. Por fim, a pesquisa se deu em sites de empresas e de especialistas em marketing. Baseado na pesquisa, foi possível conhecer os conceitos e evolução do marketing, estudar a história do cinema mundial e nacional, estudar o comportamento do consumidor, conhecer o conceito de product placement seu uso no cinema, suas formas de apresentação e suas vantagens e desvantagens, foi possível, ainda, estabelecer as diferenças entre merchandising e product placement, termos muitas vezes confundidos e em seguida, foram abordados alguns cases de sucesso do product placement no cinema norte-americano. Diante dessa pesquisa, foi possível constatar que o product placement pode ser considerado uma estratégia de marketing relevante em relação às propagandas tradicionais para as grandes empresas. Finaliza-se o estudo com as discussões e sugestões para futuras pesquisas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.