Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Elizânia de Araújo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carlos Henrique da Silva Feitosa | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Carlos Henrique da Silva Feitosa. Product placement no cinema: uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneo. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco uma técnica do marketing no cinema, conhecida como product
placement diferente da publicidade tradicional. Essa estratégia foi uma reação das empresas que
buscaram no marketing novas formas para se comunicar com o seu público-alvo em razão das
várias mudanças no cenário publicitário, quais sejam: a globalização da economia, a grande
concorrência entre as empresas, um consumidor mais exigente que, graças ao avanço tecnológico,
passou a evitar os incômodos bombardeios das publicidades tradicionais durante os intervalos dos
programas de entretenimento. O product placement, nada mais é que uma técnica que insere o
produto ou marca nas produções de entretenimento, de forma sutil, prazerosa, como se fosse parte
da narrativa. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, foi realizado, primeiramente, por meio
de pesquisa bibliográfica e documental com base em material impresso, livros, artigos científicos,
dissertações. Por fim, a pesquisa se deu em sites de empresas e de especialistas em marketing.
Baseado na pesquisa, foi possível conhecer os conceitos e evolução do marketing, estudar a
história do cinema mundial e nacional, estudar o comportamento do consumidor, conhecer o
conceito de product placement seu uso no cinema, suas formas de apresentação e suas vantagens
e desvantagens, foi possível, ainda, estabelecer as diferenças entre merchandising e product
placement, termos muitas vezes confundidos e em seguida, foram abordados alguns cases de
sucesso do product placement no cinema norte-americano. Diante dessa pesquisa, foi possível
constatar que o product placement pode ser considerado uma estratégia de marketing relevante em
relação às propagandas tradicionais para as grandes empresas. Finaliza-se o estudo com as
discussões e sugestões para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Product placement | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filme cinematográfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.title | Product placement no cinema : uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T12:55:33Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T12:55:33Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33203 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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