Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaRodriguesDeSousa_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento do consumidor em relação ao descarte de bens de vestuário por meio da reutilização
Autor(es): Sousa, Amanda Rodrigues de
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Vestuário
Comportamento do consumidor
Reciclagem
Consumo consciente
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: SOUSA, Amanda Rodrigues de. Comportamento do consumidor em relação ao descarte de bens de vestuário por meio da reutilização. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever como se comportam os consumidores que escolhem a reutilização como forma de descarte de seus bens de vestuário. Tendo como base a literatura preexistente sobre o processo decisório do consumidor, sobre o comportamento de descarte do consumidor e sobre reutilização, buscou-se atingir o propósito de agregar conhecimentos nessa modalidade de descarte, considerando o potencial de impacto que possui para a sociedade. Para tal, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, que permitiram coletar as percepções dos consumidores sobre as alternativas de descarte disponíveis, detalhar a opção de reutilização para a disposição dos bens e entender as estratégias adotadas para esse fim. Os resultados contribuem para o entendimento de que os indivíduos reutilizam seus bens de vestuário a partir da mudança de finalidade, personalização, transformação e reparo, incluindo ou não modificações físicas nas peças. Além disso, foi observado que os consumidores ficam limitados aos recursos e conhecimentos disponíveis e são influenciados por múltiplos aspectos, como fatores psicológicos, fatores ligados ao objeto em si e fatores situacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.