Título: | Biblioterapia e incentivo à leitura : os efeitos da pandemia na sociedade e em bibliotecas |
Autor(es): | Souza, Bruna Magalhães |
Orientador(es): | Kafure Muñoz, Ivette |
Assunto: | Biblioterapia Pandemia Interesses na leitura Leitura |
Data de apresentação: | 16-Set-2022 |
Data de publicação: | 27-Jan-2023 |
Referência: | SOUZA, Bruna Magalhães. Biblioterapia e incentivo à leitura: os efeitos da pandemia na sociedade e em bibliotecas. 2022. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A presente monografia aborda como a biblioterapia e o incentivo à leitura podem
contribuir para o bem-estar emocional da sociedade, incluindo uma reflexão sobre as
peculiaridades trazidas em tempos difíceis como foi a pandemia da Covid-19. Esse
trabalho foi pensado, porque a biblioterapia induz a uma nova percepção das
dificuldades da vida, gerando novas perspectivas e modos de pensar. Já a leitura é a
base da educação, nos torna conscientes e menos manipuláveis. São duas questões
necessárias para lidar com a pandemia, causadora de um impacto emocional na
sociedade, por isso é importante serviços de bibliotecas com sensibilidade de
compreender as perturbações geradas pela pandemia. O próposito do trabalho é
compreender como a biblioterapia e o incentivo à leitura ajudaram mesmo sob os
efeitos da pandemia de COVID-19, para o bem-estar emocional. A pesquisa tem uma
abordagem exploratória, de natureza quanti-qualitativa. Quanto as análises,
primeiramente foi aplicado o pré-teste em frente à entrada da Biblioteca Nacional de
Brasília Leonel de Moura Brizola (BNB). A coleta de dados foi realizada com alguns
dos frequentadores da Universidade de Brasília (UnB); no Espaço de Pesquisa e
Oficina Pagu conhecido como Espaço POP da Biblioteca Central da UnB (BCE) e na
Biblioteca Braille Dorina Nowill (Biblioteca Braille). Foi constatado que nem todos dos
visitantes da BNB e nem todos os frequentadores da UnB, participantes da pesquisa,
encontram prazer na leitura; os participantes do Espaço POP e da Biblioteca Braille
têm seus usuários frequentes pelas suas iniciativas de buscar uma relação mais
próxima, mesmo durante a pandemia, se esforçaram para manter alguns de seus
projetos, buscando todas as alternativas viáveis. |
Abstract: | This monograph addresses how bibliotherapy and the encouragement of reading can
contribute to the emotional well-being of society, including a reflection on the
peculiarities brought about in difficult times such as the Covid-19 pandemic. This work
was designed because bibliotherapy induces a new perception of life's difficulties,
generating new perspectives and ways of thinking. Reading is the basis of education,
it makes us aware and less manipulable. These are two necessary issues to deal with
the pandemic, which has an emotional impact on society, so it is important that library
services are sensitive to understanding the disruptions generated by the pandemic.
The purpose of the work is to understand how bibliotherapy and reading
encouragement helped, even under the effects of the COVID-19 pandemic, for
emotional well-being. The research is based on an exploratory approach, of a quanti-
qualitative nature. As for the analyses, the pre-test was first applied in front of the
entrance of the National Library of Brasília Leonel de Moura Brizola (BNB). Data
collection was carried out with some of the regulars at the University of Brasília (UnB);
in the Pagu Research and Workshop Space known as the POP Space of the UnB
Central Library (BCE) and at the Dorina Nowill Braille Library (Braille Library). It was
found that not all BNB visitors and not all UnB regulars, research participants, find
pleasure in reading; The participants of Espaço POP and Biblioteca Braille have
frequent users due to their initiatives to seek a closer relationship, even during the
pandemic, they made an effort to maintain some of their projects, seeking all viable
alternatives. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.