Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarliMatosdeSousa.pdf698,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento sóciocultural por meio das artes : uma experiência inclusiva com alunos especiais
Autor(es): Sousa, Marli Matos de
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação inclusiva
Arte na educação
Lar e escola
Inclusão social
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: SOUSA, Marli Matos de. O desenvolvimento sóciocultural por meio das artes: uma experiência inclusiva com alunos especiais. 2011. ix, 81 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Dada a relevância que a educação inclusiva representa socialmente, este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições das oficinas de arte, música e teatro para o processo de inclusão e desenvolvimento dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE’s), enfatizando a importância da família nesse processo. O contexto no qual essa pesquisa desenvolveu-se foi em uma escola localizada no Distrito Federal. Participaram três professores de artes, três famílias e três alunos com necessidades educacionais especiais. De orientação qualitativa, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e realizada observação nas oficinas. A partir das informações apreendidas por esses instrumentos, quatro categorias de análise foram construídas: 1. A importância do processo de inclusão; 2. Contribuição das artes para o processo de inclusão e desenvolvimento dos ANEE’s; 3. A interação entre os professores das oficinas com os professores da sala de recurso; e 4. Participação da família na vida escolar de seus filhos. Os resultados indicam que as artes contribuem de forma significativa para o desenvolvimento sóciocultural de todos os alunos e mais ainda daqueles que apresentam alguma necessidade especial, seja ela física ou motora. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Given the importance that the inclusive education represents in the society. This work aims to analyze the contributions of art workshops, music and theater in the process of inclusion and development that the students with educational needs (ANEE’s) have, emphasizing the importance of the family in this process. The context that this work has developed was in a school located at Distrito Federal. Three arts teachers, three families and three students with special and educational needs have attended this study. With qualitative guidance, there were applied some semi-structured interviews with the observation on the workshops. From the information learned, through these instruments, four categories were built: 1. the importance of the process of inclusion; 2. the arts contribution for the ANEE’s process of inclusion and development; 3. the interaction among the workshop teachers with the teachers from the resource rooms; and 4. the participation of the family in the children’s school life. The results indicate the significant importance of the arts in the development social and cultural of all the students and most even of those who have some special need, be it physic or motor.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons