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dc.contributor.advisorBicalho, Rute Nogueira de Morais-
dc.contributor.authorSilva, Râmisa Balduino da-
dc.identifier.citationSILVA, Râmisa Balduino da. Qualidade no atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais: capacitação e afeto. 2011. viii, 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA educação formal é um dos alicerces para o processo de desenvolvimento humano. A partir desse pressuposto, incluir o aluno com necessidades educacionais especiais (ANEE) torna-se essencial para garantir-lhe a possibilidade de desenvolvimento pleno, tendo por base um atendimento de qualidade por parte do professor. Nesse sentido, este trabalho, de natureza qualitativa, buscou compreender a importância, a partir de significados construídos por professores da educação infantil de uma escola do Distrito Federal, acerca da afetividade e da sua capacitação profissional para a qualidade do atendimento ao ANEE. Participaram três professoras que atuam na referida escola há mais de três anos e que trabalham com os ANEEs há mais de um ano. Para alcançar os objetivos foram utilizados três instrumentos: observação informal e não sistematizada do contexto escolar, aplicação de um questionário e entrevistas semi-estruturadas. A partir das informações apreendidas, emergiram três categorias de análise: 1 – capacitação do professor para o trabalho com ANEE; 2 – o afeto para a relação professor-aluno; e 3 – garantia de qualidade no atendimento ao ANEE. Os resultados indicam que a qualidade no atendimento a esses está pautada na valorização da experiência profissional docente, na necessidade de orientação e atuação de especialistas junto ao professor para o trabalho com esses alunos, na necessidade da formação continuada aliada a melhorias nas condições de trabalho e na necessidade da existência de vínculos afetivos entre professor e aluno. Com base neste estudo, portanto, pode-se considerar que o vínculo afetivo entre professo e aluno associado à formação continuada daquele são essenciais para se concretizar um atendimento educacional de qualidade para o ANEE.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.titleQualidade no atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais : capacitação e afetoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-18T11:29:45Z-
dc.date.available2012-04-18T11:29:45Z-
dc.date.issued2012-04-18T11:29:45Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3316-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Formal education is a cornerstone for human development. From this assumption, the inclusion of students with special educational needs (SSEN) it is essential to assure him the possibility of full development, based on a quality of care by the teacher. Thus, this work is qualitative, aimed to understand the importance, from the meanings constructed by teachers of early childhood education at a school in the Federal District, about his affection and professional training for quality of care for SSEN. The participants were three teachers who work in this school for more than three years and working with students with special educational needs over a year. To achieve the objectives we used three instruments: informal observation and not systematized the school context, application of a questionnaire and semi-structured interviews. From the information seized revealed three categories of analysis: 1 - Teacher training for working with SSEN; 2 - affection for the teacher-student relationship, and 3 - ensuring quality service to SSEN. The results indicate that the quality of care for these is based on the value of experience teaching professional, in need of guidance and performance expert with the teacher to work with these students in need of continued education combined with improvements in working conditions and the need for the existence of affective bonds between teacher and student. Based on this study can therefore be considered that the emotional bond between teachers and students associated with the continuing education that are essential to achieve a quality educational service for SSEN.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3316pt_BR
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