Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NormandoPerazzoBarbosaSouto_tcc.pdf16,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de reator multifuncional para processos termoquímicos de conversão energética da biomassa
Autor(es): Souto, Normando Perazzo Barbosa
Orientador(es): Silveira, Edgar Amaral
Coorientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Biomassa
Torres de calor
Calor - condução
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 24-Jan-2023
Referência: SOUTO, Normando Perazzo Barbosa. Desenvolvimento de reator multifuncional para processos termoquímicos de conversão energética da biomassa. 2022. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A biomassa representa cerca de 10% da energia elétrica produzida e de 30% da oferta interna de energia no Brasil, e sua demanda vem crescendo mundialmente por se tratar de uma fonte mais limpa e renovável que o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Por conta disso, diversos estudos são realizados para aprimorar os processos de geração de energia da biomassa, visando aumentar o rendimento energético e aproveitar os coprodutos desses processos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver os sistemas de aquecimento, entrada e saída de gases, acompanhamento da perda de massa e sua respectiva integração a um sistema de controle e automação, necessários para o funcionamento de um reator de bancada, com a finalidade de ser utilizado em pesquisas científicas. A concepção do reator seguiu a linha do desenvolvimento de sistemas modulares, simples, de fácil operação e substituição de peças e incorporação de tecnologias posteriores, o que o torna capaz de realizar diversos tipos de processos térmicos, tendo biomassa como matéria-prima. A modelagem térmica do reator, artifício que permite a caracterização e a realização de análises do comportamento e dos sistemas, foi feita a partir da aquisição de dados de funcionamento do reator com o auxílio do software COMSOL Multiphysics. Ensaios de torrefação foram realizados nas temperaturas de 200, 250 e 275 ∘𝐶, com péletes de eucalipto de 15 𝑔, em atmosfera controlada com concentrações de 𝑂2 de 12, 10 e 5%, a taxas de aquecimento de 6, 5 a 9, 0 ∘𝐶 · 𝑚𝑖𝑛−1 , com o intuito de validar o dispositivos para processos termoquímicos. Os ensaios finais se deram com a aplicação bem sucedida do controle de temperatura, taxa de aquecimento e de concentração de 𝑂2. O produto final foi submetido aos ensaios de rendimento gravimétrico em base úmida e de teor de voláteis, e seus resultados apresentaram coerência na diferença entre os processos realizados a diferentes temperaturas, já que uma tendência de maior degradação foi observada em temperaturas mais elevadas. O modelo térmico foi validado na aplicação de potência máxima de 1500 𝑊, o que permitiu a elaboração de um modelo que considerou o controle de potência.
Abstract: Biomass represents almost 10% of the domestic electric energy supply and 30% of the gross domestic energy supply in Brazil, and its demand keeps growing worldwide, since biomass is a cleaner energy source compared to fossil fuels such as oil, gas and coal. For this reason, many researches are made to improve biomass energy generation technologies, aiming to increase energy efficiency and to employ the byproducts of those processes in new applications. Therefore, the main objective of this study was to develop the central systems of a bench scale reactor: (i) heating and insulation, (ii) gas flow, (iii) weight loss of the samples and (iv) control system for integration. The reactor conception followed a modular approach of development, with easy operation, substitution of components and implementation of new technologies as and when required. A thermal model was constructed with COMSOL Multiphysics to analyze and characterize the thermal behavior of the reactor based on acquired data. Torrefaction experiments were performed with samples of eucalyptus pellets up to 15 𝑔 at temperatures of 200, 250 and 275 ∘𝐶, heating rates between 6.5-9.0 ∘𝐶 · 𝑚𝑖𝑛−1 and controlling the reactor’s atmosphere at 12, 10 and 5% of 𝑂2 concentrations in order to validate the device’s operation as a thermochemical reactor. The final product obtained was submitted to gravimetric yield and volatile content tests, presenting consistent results since higher degradation levels were associated to higher torrefaction temperatures. The thermal model was validated with the application of maximum power load (1500 𝑊), what allowed the conception of a model based on the power controlling of the reactor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.