Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeaMarciaCardoso.pdf637,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Curso Saberes e Práticas da Inclusão : desdobramentos e práticas no cotidiano escolar
Autor(es): Cardoso, Léa Marcia
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: CARDOSO, Léa Marcia. Curso Saberes e Práticas da Inclusão: desdobramentos e práticas no cotidiano escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho objetiva realizar uma reflexão acerca da formação de professores, conhecendo a percepção que uma professora e um diretor de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), participantes do curso de formação Saberes e Práticas da Inclusão, fazem do impacto do curso na rotina profissional deles e a percepção dos alunos sobre possíveis mudanças, na busca de consolidar bases para a construção e estruturação da escola inclusiva, almejando a proposta de inclusão na educação. Realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semi-estruturadas com a professora de Educação especial e o diretor e duas alunas com necessidades especiais de uma escola pública do município de Vitória. Destacamos alguns subsídios para a formação do professor em Leis, Conferências, e na Constituição Federal, na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar de temas como inclusão educacional e social. Concluímos, então, que é necessário o esforço de todas as partes, tanto de investimentos públicos nesse auxílio, para uma qualificação profissional, como uma conscientização por parte dos professores para garantir a escola inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação E Inclusão Escolar, 2011. __________________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons