Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Léa Marcia | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Léa Marcia. Curso Saberes e Práticas da Inclusão: desdobramentos e práticas no cotidiano escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação E Inclusão Escolar, 2011. __________________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva realizar uma reflexão acerca da formação de professores, conhecendo a percepção que uma professora e um diretor de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), participantes do curso de formação Saberes e Práticas da Inclusão, fazem do impacto do curso na rotina profissional deles e a percepção dos alunos sobre possíveis mudanças, na busca de consolidar bases para a construção e estruturação da escola inclusiva, almejando a proposta de inclusão na educação. Realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semi-estruturadas com a professora de Educação especial e o diretor e duas alunas com necessidades especiais de uma escola pública do município de Vitória. Destacamos alguns subsídios para a formação do professor em Leis, Conferências, e na Constituição Federal, na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar de temas como inclusão educacional e social. Concluímos, então, que é necessário o esforço de todas as partes, tanto de investimentos públicos nesse auxílio, para uma qualificação profissional, como uma conscientização por parte dos professores para garantir a escola inclusiva. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.title | Curso Saberes e Práticas da Inclusão : desdobramentos e práticas no cotidiano escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-17T15:38:21Z | - |
dc.date.available | 2012-04-17T15:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-17T15:38:21Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3312 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3312 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|