Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlesssandroRaulAmorimCosta_tcc.pdf192,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A saúde vocal na formação teatral : apontamentos sobre potencialidades e limitações
Autor(es): Costa, Alessandro Raul Amorim
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Saúde vocal
Teatro
Voz
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 2-Jan-2023
Referência: COSTA, Alessandro Raul Amorim. A saúde vocal na formação teatral: apontamentos sobre potencialidades e limitações. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetiva-se discutir a relevância, da noção de saúde vocal para a formação de atores e atrizes, a fim de reconhecer quais são as potencialidades e limitações de tal noção para a produção vocal da voz com ênfase nas funções estéticas. Para isso realizou-se a análise de materiais bibliográficos que considerem a produção de voz humana advindos dos estudos teatrais e da fonoaudiologia. Os principais autores e autoras considerados serão Johan Sundberg (2015), Silvia Davini (2008), Mara Behlau e MariaInês Rehder (1997), Amália Pollastri de Castro e Almeida (2000), Cyrene Paparotti e Valéria Leal (2013) Mônica Marsola e Tutti Baê (2000) e Constantin Stanislavski(1989). Observou-se que os discursos dos estudos teatrais tendem a focar nas potencialidades da produção de voz e em suas qualidades expressivas, por outro lado, o discurso advindo da fonoaudiologia que recai sobre os cuidados com a voz, tende a reforçar ideias de restrições e limitações em quem produz voz. Assim, os estudantesde teatro e de canto, do mesmo modo que os professores em geral e especificamente os professores de voz para teatro e para o canto precisam realizar a mediação desses discursos, uma vez que a formação vocal de atores e atrizes é uma área que conecta diversas áreas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.