Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3306
Título: | Educação inclusiva : transpondo barreiras para uma inclusão educacional |
Autor(es): | Breyer, Patrícia Alves |
Orientador(es): | Campos, Penélope Machado Ximenes |
Assunto: | Educação inclusiva Educação especial Prática de ensino |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 17-Abr-2012 |
Referência: | BREYER, Patrícia Alves. Educação inclusiva: transpondo barreiras para uma inclusão educacional. 2011. 71 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho teve como tema a transposição das barreiras para uma inclusão educacional, tendo como objetivo investigar os fatores que conduzem a implementação de novas práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Deste modo, foi examinando como historicamente a educação especial evoluiu no Brasil e a construção da legislação que respalda a educação do deficiente. Apesar de admitirmos avanços na conceituação e na legislação pertinente, vimos que hoje ainda se mantém o impasse integração X inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola de séries iniciais na cidade de Santa Maria, tendo como participantes o corpo docente e direção da instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e observação participante com a construção de um diário de campo. Ao final da pesquisa constatou-se uma resistência das organizações sociais às mudanças e às inovações, e o preconceito como justificativa do distanciamento dessas pessoas em relação aos alunos deficientes. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3306 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons