Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Campos, Penélope Machado Ximenes | - |
dc.contributor.author | Breyer, Patrícia Alves | - |
dc.identifier.citation | BREYER, Patrícia Alves. Educação inclusiva: transpondo barreiras para uma inclusão educacional. 2011. 71 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como tema a transposição das barreiras para uma inclusão educacional, tendo como objetivo investigar os fatores que conduzem a implementação de novas práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Deste modo, foi examinando como historicamente a educação especial evoluiu no Brasil e a construção da legislação que respalda a educação do deficiente. Apesar de admitirmos avanços na conceituação e na legislação pertinente, vimos que hoje ainda se mantém o impasse integração X inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola de séries iniciais na cidade de Santa Maria, tendo como participantes o corpo docente e direção da instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e observação participante com a construção de um diário de campo. Ao final da pesquisa constatou-se uma resistência das organizações sociais às mudanças e às inovações, e o preconceito como justificativa do distanciamento dessas pessoas em relação aos alunos deficientes. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.title | Educação inclusiva : transpondo barreiras para uma inclusão educacional | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-17T13:01:16Z | - |
dc.date.available | 2012-04-17T13:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-17T13:01:16Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3306 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3306 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|