Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelipeSantos_JulianeCristinaCalaca.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos microbiológicos do solo, sob sistema de integração lavoura-pecuária
Autor(es): Santos, Felipe Alves dos
Calaça, Juliane Cristina Pereira
Orientador(es): Ramos, Maria Lucrécia Gerosa
Assunto: Solos - manejo
Microorganismos do solo
Solos - teor de nitrogênio
Biomassa
Biologia do solo
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: SANTOS, Felipe Alves dos; CALAÇA, Juliane Cristina Pereira. Atributos microbiológicos do solo, sob sistema de integração lavoura-pecuária. 2011. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) produz em uma mesma área grãos e forragem, seja por consórcio, rotação ou sucessão. Este sistema tem potencial para aumentar e diversificar da renda do produtor, recuperar áreas degradadas, quebrar o ciclo de patógenos, pragas e plantas daninhas e melhorar os atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Alterações nos atributos biológicos têm sido quantificadas através de diferentes análises, como carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal, carbono orgânico e nitrogênio total. O objetivo deste trabalho foi analisar os atributos microbiológicos do solo, sob sistema de integração lavoura-pecuária, após dois anos da instalação do sistema. Os tratamentos estabelecidos para a realização das análises foram Panicum maximum cv. Aruana; Brachiaria humidicola + milho; Pousio (Área 1); Brachiaria humidicola; Panicum maximum cv. Aruana + milho; Pousio (Área 2). Os resultados mostraram que o consórcio entre o Panicum maximum cv. Aruana e milho diminuiu o carbono orgânico do solo, na camada de 0-10 cm, em relação ao Panicum maximum cv. Aruana solteiro. Os capins solteiros ou em consórcio com milho não alteraram a respiração do solo. O sistema Brachiaria humidicola + Milho apresentou os maiores valores de Cmic e de razão Cmic:Corg na camada de 0-10 cm. O tratamento Brachiaria humidicola apresentou maiores valores de Nmic e razão Nmic:Ntotal em comparação a este capim em consórcio. O oposto ocorreu com o capim Panicum maximum cv. Aruana, que apresentou maiores valores de Nmic e razão Nmic:Ntotal em consórcio quando comparado ao Panicum maximum cv. Aruana solteiro. O nitrogênio total do solo foi menor na camada de 10-20 cm.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons