Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuizaVasconcellosDuqueEstrada_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB
Autor(es): Estrada, Ana Luíza de Vasconcellos Duque
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Brasília (DF) - Jardim Botânico
Educação ambiental
Preservação ambiental
Lazer
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 28-Dez-2022
Referência: ESTRADA, Ana Luíza de Vasconcellos Duque. Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A crise ambiental suscitou a criação e aplicação de estratégias mundiais para a contenção e reversão das consequências socioambientais, sendo uma delas a reformulação de jardins botânicos. Tais instituições são históricas e, inicialmente, tratavam-se de locais privados voltados, principalmente, para a apreciação estética e para a preservação de plantas medicinais e espécies exóticas. Com o estabelecimento de agendas e diretrizes ambientais internacionais, jardins botânicos passaram a ser de acesso público e adquiriram três funções institucionais: de preservação, de lazer e de educação. Dessa forma, considerando-se a importância da educação ambiental para a ressignificação da atual relação entre seres humanos e o meio natural e, consequentemente, para o enfrentamento da crise ambiental, jardins botânicos são, atualmente, locais propícios não somente para o lazer e para a proteção e manejo de espécimes nativos e exóticos como, também, para a realização de programas educacionais que objetivam estimular a conscientização ambiental na população através da visitação pública. O Jardim Botânico de Brasília – JBB fora criado para se enquadrar nos objetivos dos jardins botânicos contemporâneos e, portanto, possui a função institucional de Educação Ambiental. O presente trabalho analisa a realidade educacional deste órgão, relacionando-a com as expectativas associadas às diretrizes internacionais e nacionais para jardins botânicos e com as perspectivas dos próprios funcionários do órgão e, em menor medida, dos visitantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.