Título: | Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB |
Autor(es): | Estrada, Ana Luíza de Vasconcellos Duque |
Orientador(es): | Sá, Guilherme José da Silva e |
Assunto: | Brasília (DF) - Jardim Botânico Educação ambiental Preservação ambiental Lazer |
Data de apresentação: | 7-Out-2022 |
Data de publicação: | 28-Dez-2022 |
Referência: | ESTRADA, Ana Luíza de Vasconcellos Duque. Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A crise ambiental suscitou a criação e aplicação de estratégias mundiais para
a contenção e reversão das consequências socioambientais, sendo uma delas a
reformulação de jardins botânicos. Tais instituições são históricas e, inicialmente,
tratavam-se de locais privados voltados, principalmente, para a apreciação estética e
para a preservação de plantas medicinais e espécies exóticas. Com o
estabelecimento de agendas e diretrizes ambientais internacionais, jardins botânicos
passaram a ser de acesso público e adquiriram três funções institucionais: de
preservação, de lazer e de educação. Dessa forma, considerando-se a importância
da educação ambiental para a ressignificação da atual relação entre seres humanos
e o meio natural e, consequentemente, para o enfrentamento da crise ambiental,
jardins botânicos são, atualmente, locais propícios não somente para o lazer e para
a proteção e manejo de espécimes nativos e exóticos como, também, para a
realização de programas educacionais que objetivam estimular a conscientização
ambiental na população através da visitação pública. O Jardim Botânico de Brasília
– JBB fora criado para se enquadrar nos objetivos dos jardins botânicos
contemporâneos e, portanto, possui a função institucional de Educação Ambiental. O
presente trabalho analisa a realidade educacional deste órgão, relacionando-a com
as expectativas associadas às diretrizes internacionais e nacionais para jardins
botânicos e com as perspectivas dos próprios funcionários do órgão e, em menor
medida, dos visitantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.