Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Guilherme José da Silva e | - |
dc.contributor.author | Estrada, Ana Luíza de Vasconcellos Duque | - |
dc.identifier.citation | ESTRADA, Ana Luíza de Vasconcellos Duque. Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise ambiental suscitou a criação e aplicação de estratégias mundiais para
a contenção e reversão das consequências socioambientais, sendo uma delas a
reformulação de jardins botânicos. Tais instituições são históricas e, inicialmente,
tratavam-se de locais privados voltados, principalmente, para a apreciação estética e
para a preservação de plantas medicinais e espécies exóticas. Com o
estabelecimento de agendas e diretrizes ambientais internacionais, jardins botânicos
passaram a ser de acesso público e adquiriram três funções institucionais: de
preservação, de lazer e de educação. Dessa forma, considerando-se a importância
da educação ambiental para a ressignificação da atual relação entre seres humanos
e o meio natural e, consequentemente, para o enfrentamento da crise ambiental,
jardins botânicos são, atualmente, locais propícios não somente para o lazer e para
a proteção e manejo de espécimes nativos e exóticos como, também, para a
realização de programas educacionais que objetivam estimular a conscientização
ambiental na população através da visitação pública. O Jardim Botânico de Brasília
– JBB fora criado para se enquadrar nos objetivos dos jardins botânicos
contemporâneos e, portanto, possui a função institucional de Educação Ambiental. O
presente trabalho analisa a realidade educacional deste órgão, relacionando-a com
as expectativas associadas às diretrizes internacionais e nacionais para jardins
botânicos e com as perspectivas dos próprios funcionários do órgão e, em menor
medida, dos visitantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - Jardim Botânico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lazer | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T12:23:13Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T12:23:13Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33011 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|