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2022_AnaLuizaVasconcellosDuqueEstrada_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSá, Guilherme José da Silva e-
dc.contributor.authorEstrada, Ana Luíza de Vasconcellos Duque-
dc.identifier.citationESTRADA, Ana Luíza de Vasconcellos Duque. Educação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBB. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA crise ambiental suscitou a criação e aplicação de estratégias mundiais para a contenção e reversão das consequências socioambientais, sendo uma delas a reformulação de jardins botânicos. Tais instituições são históricas e, inicialmente, tratavam-se de locais privados voltados, principalmente, para a apreciação estética e para a preservação de plantas medicinais e espécies exóticas. Com o estabelecimento de agendas e diretrizes ambientais internacionais, jardins botânicos passaram a ser de acesso público e adquiriram três funções institucionais: de preservação, de lazer e de educação. Dessa forma, considerando-se a importância da educação ambiental para a ressignificação da atual relação entre seres humanos e o meio natural e, consequentemente, para o enfrentamento da crise ambiental, jardins botânicos são, atualmente, locais propícios não somente para o lazer e para a proteção e manejo de espécimes nativos e exóticos como, também, para a realização de programas educacionais que objetivam estimular a conscientização ambiental na população através da visitação pública. O Jardim Botânico de Brasília – JBB fora criado para se enquadrar nos objetivos dos jardins botânicos contemporâneos e, portanto, possui a função institucional de Educação Ambiental. O presente trabalho analisa a realidade educacional deste órgão, relacionando-a com as expectativas associadas às diretrizes internacionais e nacionais para jardins botânicos e com as perspectivas dos próprios funcionários do órgão e, em menor medida, dos visitantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - Jardim Botânicopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPreservação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordLazerpt_BR
dc.titleEducação ambiental no Jardim Botânico de Brasília – JBBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-28T12:23:13Z-
dc.date.available2022-12-28T12:23:13Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33011-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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