Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaCristinaPonceLeonXavier_tcc.pdf414,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Filosofia da educação : compreensão da filosofia como método de empoderamento do indivíduo
Autor(es): Xavier, Larissa Cristina Ponce de Leon
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Empoderamento
Reflexão (Filosofia)
Multiculturalismo
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: XAVIER, Larissa Cristina Ponce de Leon. Filosofia da educação: compreensão da filosofia como método de empoderamento do indivíduo. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como ideia principal uma visão mais abrangente acerca do tema Compreensão da filosofia como método de empoderamento do indivíduo, tendo em vista que a filosofia é uma área do conhecimento muito importante que estuda a teoria do pensamento e que pode auxiliar na formação de todo e qualquer indivíduo a partir da construção de um pensamento crítico e autônomo. É importante lembrar que ao longo da história a filosofia foi obscurantizada, deturpada e que isso persiste ainda nos dias atuais. Podemos dessa forma perceber que isso não ocorre à toa, exatamente por essa ser capaz de contribuir cognitivamente o indivíduo que com elas e compromete. A filosofia desta forma, possui o potencial de colaborar como indivíduo em suas ideias, na construção de conceitos afim de este lide melhor com suas ideias e pensamentos e sua vida de forma geral. Desta forma, este trabalho consiste em uma apresentação e um caminho bem “traçado” desde a compreensão do que é filosofia segundo alguns autores até a compreensão do que seja esta nos dias atuais e como ela pode nos auxiliar em nossas vidas como método de empoderamento. Utilizando-no como a experiência do pensamento que ao passo da criação de um conceito nos possibilita um pensamento mais crítico e autônomo. A proposta visa assim esclarecer e notificar os interessados que a filosofia, mais do que um “simples” amor ao saber, também nos apresenta uma vasta e rica história além de um método que nos auxilia em nossa auto crítica, autocracia, alteridade e empoderamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.